Idosos podem renovar a CNH com um desconto de até 70%

Em um país onde a população idosa cresce a cada dia, medidas para facilitar a vida desse grupo têm sido cada vez mais debatidas. No Brasil, uma dessas medidas envolve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo um Projeto de Lei (PL) recentemente aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, motoristas idosos entre 60 e 69 anos poderão ter um desconto na renovação da CNH.

De acordo com o projeto proposto, condutores entre 60 e 69 anos terão direito a um desconto de 50% na taxa de renovação da CNH. Para aqueles com 70 anos ou mais, o desconto será ainda maior, alcançando 70%. No entanto, o valor exato do desconto não foi especificado, visto que cada estado possui um custo diferente para a renovação da CNH.

Apesar do sinal verde da CAE, o projeto ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Caso seja aprovado, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

O senador Fernando Dueire (MDB-PE), responsável pela idealização do projeto, argumenta que a medida trará mais justiça no preço para aqueles condutores que necessitam renovar a CNH em um intervalo menor de tempo. O senador afirma que é papel do Estado apoiar os idosos e garantir a sua participação na sociedade.

Caso seja aprovado, o projeto promete beneficiar muitos idosos que ainda trabalham e dirigem regularmente. Afinal, ter descontos na hora da renovação da CNH certamente gerará um alívio financeiro significativo para essa população.

As categorias de CNH válidas no Brasil

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define cinco categorias de CNH, válidas em todo o território nacional: A, B, C, D e E. Com a nova lei, os condutores idosos terão mais facilidade para renovar suas habilitações, independente da categoria a qual pertençam. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.