Estes são os melhores alimentos para consumir quando se está doente

A alimentação é um fator primordial para o bom funcionamento do nosso organismo, além de servir como meio de prevenção a diversas doenças. De acordo com a nutricionista especialista em nutrição esportiva, Marina Politi, existem alimentos que são mais indicados quando estamos buscando fortalecer nossa imunidade e prevenir doenças bacterianas ou virais.

O ato de se alimentar de forma apropriada é essencial em momentos de saúde fragilizada, influenciando diretamente no tempo de recuperação do indivíduo. Segundo a nutricionista Juliana Barros, os alimentos certos ajudam a amenizar os desconfortos causados pela doença e a favorecer uma melhora mais rápida.

Alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Confira abaixo os 10 alimentos que nutricionistas destacam como benéficos em momentos de fragilidade da saúde:

1. Sopa de galinha

As sopas e caldos em geral são excelentes opções para quando estamos com a saúde debilitada. Além de serem ricos em nutrientes e fáceis para o sistema digestivo, eles são cheios de sabor e ajudam a aliviar a congestão nasal.

2. Chás quentes

Os chás quentes podem agir como descongestionante e expectorante. Além disso, auxiliam na hidratação e possuem compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antioxidante. Por isso, são uma ótima opção para se beber ao longo do dia.

3. Banana

A banana é um alimento macio, rico em nutrientes e oferece energia de ação rápida. Além disso, a fruta contém fibra solúvel e ajuda na reposição de eletrólitos, que são responsáveis pelo transporte de água para dentro das células. A banana também pode ajudar em casos de diarreia.

4. Alho

O alho tem ação antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e bactericida, sendo um alimento altamente indicado para quem está gripado.

5. Água de coco

A água de coco é rica em sais minerais, vitaminas, aminoácidos e carboidratos, sendo considerada um isotônico natural. Ela é muito recomendada em quadros de perda desses componentes, como ocasionados pela febre, diarreia, vômitos e falta de apetite.

6. Gengibre

O gengibre possui compostos bioativos como gingerol, paradol e shogaol, que auxiliam no fortalecimento das defesas do organismo, além de aliviar os sintomas de enjoo e vômitos. É recomendado consumi-lo em forma de chá quente.

7. Mel

O mel contém flavonoides e polifenois, que protegem as células e fortalecem a imunidade. Ele também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, melhorando o sistema digestivo.

8. Iogurte

Os alimentos probióticos, como os produtos lácteos e/ou fermentados, que possuem “bactérias boas” em quantidades apropriadas, são muito benéficos para a saúde gastrointestinal e imunológica.

9. Aveia

A aveia é um alimento prebiótico que fornece calorias, vitaminas e minerais, sendo muito indicado nos momentos em que o sistema imunológico está frágil.

10. Salmão

O salmão é rico em proteína de alta qualidade, um nutriente essencial para a recuperação do organismo. Ele também é carregado de ácidos graxos ômega-3, que possuem ação anti-inflamatória e ajudam o sistema imunológico a funcionar de forma mais eficaz.

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