Fim do calor! Imet alerta para chuva e frente fria nestes estados

A atual frente fria que atua no Brasil promove uma série de temporais em diversos estados. Conforme a previsão do tempo, esta quinta-feira (7) traz chuvas volumosas para os moradores do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em São Paulo, a situação já é crítica, com temporais que causam transtornos como enchentes e quedas de energia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta por conta dessas adversidades climáticas. Os estados do sudeste brasileiro são os mais afetados, esperando chuvas intensas nesta quinta-feira (7). Regiões específicas, como o sul de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e todo o Rio de Janeiro, são as mais preocupantes, com acumulados podendo atingir até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h.

Juntamente ao alerta do Inmet, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou sobre o risco moderado de deslizamentos em São Paulo e estendeu esta advertência para os demais estados do Sudeste.

Chuvas intensas no Norte e no Sul do país

Entretanto, os estados do Sudeste não são os únicos afetados por estas condições climáticas extremas. A região Norte do Brasil continuará a registrar grandes acumulados de chuva até o final da semana. O risco maior é no Acre, onde o nível dos rios está alto e o número de desabrigados pode aumentar.

O rio Acre, especificamente, atingiu o 2º maior nível da história em Rio Branco, alcançando 17,89 metros. A grande quantidade de chuvas representa um alto risco de inundações para o Vale do Acre, principalmente na capital, Rio Branco.

Em contrapartida, a Região Sul também entra no mapa de alerta por conta da frente fria e de uma área de baixa pressão no Paraguai. Os meteorologistas preveem que pancadas de chuva ocorrerão principalmente no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Apesar dessa perspectiva, há uma boa notícia: as temperaturas na região Sul começam a subir com o distanciamento da frente fria da região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.