Aplicativo do Bolsa Família atualizou! Pagamento liberado ou bloqueado

Saiba se você e sua família vão ou não ser agraciados pelo benefício neste mês de março

A recente atualização no aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS) trouxe uma boa notícia para certos beneficiários e uma má para outros. Isso porque a plataforma criada pelo Governo Federal revelou quem vai receber o benefício e quem não vai recebê-lo neste mês de março.

Portanto, se você e seus dependentes são contemplados pelo principal programa de transferência de renda do Brasil, é de suma importância consultar o app para verificar a situação. Nas próximas linhas, confira os demais detalhes sobre o informe divulgado pelas autoridades.

Beneficiários agraciados em março

Todos os cidadãos inscritos no Bolsa Família que estão com seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizados vão receber o montante em março. Cabe destacar que é fundamental manter as informações em dia para garantir a continuidade do auxílio. Além disso, as obrigações ligadas à saúde e à educação devem ser cumpridas. São elas:

  • 1. Gestantes devem realizar o acompanhamento pré-natal;
  • 2. Acompanhamento do calendário nacional de vacinação, isto é, ter tomado todas as vacinas;
  • 3. Acompanhamento nutricional (tamanho e peso) de crianças menores de sete anos;
  • 4. Garantir a presença escolar mínima de crianças e jovens na faixa etária de quatro a 17 anos que não concluíram o ensino básico.

Segurados barrados

Aqueles que não estiverem de acordo com as normas mencionadas acima terão seu benefício suspenso. Isso porque a falta de atualização no CadÚnico faz o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pelo programa, reter os pagamentos. Logo, caso as informações passadas ao banco de dados não estejam em dia, dirija-se até uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou setor competente na prefeitura de seu município para realizar o procedimento.

Os que foram pegos no pente-fino do MDS também devem ficar atentos, uma vez que, caso a situação não seja regularizada dentro do prazo fixado, o beneficiário pode acabar, como consequência, ser removido do Bolsa Família.

Calendário de março do Bolsa Família é divulgado

Vale lembrar que o calendário elaborado pelo MDS em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF) é baseado no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado. Abaixo, confira as datas de repasse:

  • Beneficiários com NIS final 1: pagamento no dia 15 de março;
  • Beneficiários com NIS final 2: pagamento no dia 18 de março;
  • Beneficiários com NIS final 3: pagamento no dia 19 de março;
  • Beneficiários com NIS final 4: pagamento no dia 20 de março;
  • Beneficiários com NIS final 5: pagamento no dia 21 de março;
  • Beneficiários com NIS final 6: pagamento no dia 22 de março;
  • Beneficiários com NIS final 7: pagamento no dia 25 de março;
  • Beneficiários com NIS final 8: pagamento no dia 26 de março;
  • Beneficiários com NIS final 9: pagamento no dia 27 de março;
  • Beneficiários com NIS final 0: pagamento no dia 28 de março.

Por fim, mas não menos importante, é fundamental ter em mente que neste mês de março não haverá antecipação do benefício, independentemente da condição do segurado. Sendo assim, todos os beneficiários do programa assistencial devem seguir o cronograma destacado acima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.