Vai viajar? Saiba quando é o melhor momento para comprar passagens

Sempre surgem dúvidas sobre qual é o melhor momento para comprar passagens aéreas, principalmente quando se busca preços mais acessíveis. Além disso, alguns fatores podem influenciar no preço cobrado pelas companhias aéreas, como o destino da viagem, a época do ano, o dia da semana e o horário do voo.

A opinião comum poderia sugerir que quanto mais cedo uma passagem aérea é comprada, mais barata ela será. No entanto, um interessante paradoxo no setor sugere que comprar uma passagem muito antecipada, como 10 meses antes da viagem, pode levar a pagar cerca de 36% a mais. Mesmo adquirindo uma passagem entre sete a dois meses e meio antes da viagem, o preço ainda pode ser cerca de 14% maior.

Momento ideal para comprar passagens

De acordo com um estudo realizado pela CheapAir.com, empresa norte-americana de voos e estadias, existe um período mais econômico para adquirir passagens, chamado de “janela de ouro”. Esse momento ideal para comprar as passagens aéreas mais baratas ficaria entre 74 e 21 dias antes da data planejada para o embarque.

Mesmo que o estudo tenha se baseado em passagens emitidas nos Estados Unidos em 2023, ele serve como uma excelente orientação também para viagens internacionais planejadas por brasileiros.

Além de aproveitar a “janela de ouro” para buscar boas ofertas, existem outros fatores que podem influenciar no custo das passagens aéreas. O dia da semana escolhido para viajar é um deles, sendo quarta-feira, geralmente, o dia mais barato para embarques. Em contrapartida, sextas-feiras e domingos são considerados os dias mais caros para viajar.

Viajar para os Estados Unidos durante o inverno (entre janeiro e fevereiro) também pode gerar economia, ao contrário do que ocorre na alta temporada de verão (junho e julho), quando os preços costumam subir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.