Regras do Auxílio Gás 2024 são alteradas; veja se tem direito

O auxílio gás não é concedido a todos, existem critérios e prioridades para receber esse benefício que visa cobrir os custos de um botijão de 13 kg a cada 2 meses

Compreender as diretrizes relacionadas ao Auxílio Gás é crucial, pois fornece informações essenciais para o acesso ao benefício, além de disponibilizar um cronograma contendo as datas de pagamento. Em 2024, o Auxílio-Gás foi estabelecido com o intuito de auxiliar famílias de baixa renda diante dos desafios decorrentes dos aumentos inflacionários e do elevado custo do gás de cozinha.

Este benefício é concedido a cada intervalo de dois meses e o seu valor é calculado com base no preço de referência determinado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), fixado em R$102 no mês atual. Os pagamentos tiveram início em 16 de fevereiro e serão realizados até o dia 29 do mesmo mês.

Como obter o Auxílio Gás

Para ser elegível ao Auxílio-Gás, é requisitado o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) e uma renda mensal não superior a meio salário mínimo. Ademais, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e compartilham o mesmo endereço também podem se beneficiar do programa.

Vale destacar que os pagamentos do Auxílio-Gás serão realizados de acordo com o calendário do Bolsa Família e do Número de Identificação Social (NIS), o que simplifica o acompanhamento através dos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem, ou pelo telefone 111.

É essencial entender as normas e condições para se qualificar para o Auxílio-Gás, uma vez que há prioridades determinadas com base nas circunstâncias familiares. Por exemplo, têm preferência as famílias que:

  • Mantiveram o cadastro no CadÚnico atualizado nos últimos dois anos;
  • Possuem menor renda e maior quantidade de membros;
  • São beneficiárias do Bolsa Família;
  • Têm o cadastro qualificado pelo gestor por meio das informações da averiguação.

Datas e depósito

É fundamental que as famílias elegíveis para o Auxílio-Gás estejam atentas ao calendário de pagamento, a fim de assegurar o recebimento do benefício nos períodos adequados. Abaixo está o calendário de pagamento do Auxílio-Gás para o mês de fevereiro:

  • NIS final 1 a 5: já foram pagos;
  • NIS final 6: 23 de fevereiro;
  • NIS final 7: 26 de fevereiro;
  • NIS final 8: 27 de fevereiro;
  • NIS final 9: 28 de fevereiro;
  • NIS final 0: 29 de fevereiro.

Os repasses do Auxílio Gás são gerenciados pela CAIXA, que disponibiliza diversas opções para os beneficiários acessarem os recursos. Estas alternativas englobam a Conta Poupança Social Digital, a Conta Poupança Caixa Fácil e plataformas sociais, possibilitando que os beneficiários retirem os montantes utilizando o cartão social.

Para aqueles que não são clientes da CAIXA, uma Conta Poupança Social Digital é automaticamente aberta em seu nome. Através do aplicativo Caixa Tem, é viável acessar essa conta, que dispõe de uma vasta gama de funcionalidades para efetuar operações financeiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.