Cerca de 344 mil do Bolsa Família foram cancelados; veja se está na lista

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) chocou milhares de famílias brasileiras ao anunciar o cancelamento de cerca de 344 mil benefícios do programa Bolsa Família em fevereiro. No mesmo mês, cerca de 755 mil famílias tiveram seus benefícios bloqueados.

Portanto, a percepção de que isso acontece regularmente é reforçada, mas a eliminação completa do programa é a última etapa desse procedimento.

O cancelamento ocorre principalmente por três motivos:

  • Famílias que não atualizaram seus registros no prazo estabelecido no Cadastramento de 2024;
  • Famílias que não atualizaram seus registros no prazo estabelecido no processo de Revisão Cadastral de 2023;
  • Famílias que ultrapassaram o limite máximo de 24 meses na Regra de Proteção.

Após o cancelamento, a família em questão enfrenta várias consequências negativas, como a interrupção do depósito das parcelas e a remoção do programa. Para receber o benefício novamente, você deve resolver a situação que levou ao cancelamento e solicitar a reversão do cancelamento.

Como saber se seu Bolsa Família foi cancelado e como reverter

Para descobrir se o benefício foi cancelado, você pode verificar as mensagens no seu extrato bancário ou verificar a situação no aplicativo do Bolsa Família. Para reverter a situação, é necessário atualizar o cadastro em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou setor Cadúnico do seu município e apresentar a documentação necessária.

Depois de analisar o cadastro e confirmar que a renda familiar está dentro do limite de R$ 218 por pessoa para receber o Bolsa Família, o pagamento é liberado com os valores retroativos.

Note que você tem o direito de reverter o cancelamento do Bolsa Família se encontrar nesta situação. No entanto, é importante ressaltar que você tem seis meses para solicitar essa reversão. Apesar do MDS atualizar mensalmente e convocar alguns beneficiários para atualizar seus cadastros, as famílias devem permanecer vigilantes.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em fevereiro

Os pagamentos das parcelas de fevereiro do Bolsa Família serão realizados junto com os do Auxílio Gás e de acordo com o último dígito do NIS de cada beneficiário. Confira abaixo as datas dos depósitos restantes:

  • NIS final 5: 22 de fevereiro;
  • NIS final 6: 23 de fevereiro;
  • NIS final 7: 26 de fevereiro (antecipado para o dia 24/02);
  • NIS final 8: 27 de fevereiro;
  • NIS final 9: 28 de fevereiro;
  • NIS final 0: 29 de fevereiro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.