Alerta! Molhou o celular? Não use arroz para secar o iPhone

É muito comum o conselho de colocar o smartphone em um pote de arroz quando ele entra em contato com algum líquido, com a crença de que os grãos ajudam a absorver a umidade. No entanto, a Apple desaconselha essa prática para os usuários do iPhone.

De acordo com a página de suporte da Apple, colocar um iPhone molhado em arroz pode, na verdade, danificá-lo ainda mais. Pequenas partículas de arroz podem entrar nas entradas do aparelho e causar danos internos. Ainda segundo a companhia, o arroz ajudaria apenas a remover a umidade externa, o que seria insuficiente para secar completamente o aparelho.

O que fazer em caso de iPhone molhado

Em situações de contato com líquido, a orientação da Apple é dar pequenas batidas no corpo do aparelho com o conector voltado para baixo, para remover o máximo de líquido possível. Em seguida, o iPhone deve ser deixado em uma área seca com algum tipo de fluxo de ar, cabendo ressaltar que a tentativa de secar o dispositivo com fontes externas de calor ou ar comprimido é desaconselhada.

Apenas após 30 minutos nessa posição, o usuário pode tentar ligar ou recarregar o aparelho novamente. Se surgir algum aviso de que a recarga foi desabilitada por detecção de líquido, a orientação é retornar ao primeiro passo, deixando o dispositivo por todo um dia nessa posição, até secar naturalmente.

Se mesmo assim o problema persistir, a recomendação é procurar uma assistência técnica autorizada ou contatar o suporte da Apple. Vale lembrar que a detecção de líquido no interior do aparelho está disponível apenas a partir do modelo iPhone XS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.