Você vai se surpreender com estes alimentos mais proteicos que um ovo

Confira 5 alimentos que são extremamente ricos em proteínas

Como bem sabemos, o consumo de proteínas é de suma importância para a nutrição e balanceamento do nosso organismo, uma vez que esses macronutrientes ajudam no desenvolvimento dos músculos e, de quebra, ainda dão aquela “mãozinha” no emagrecimento.

De acordo com a nutricionista Thaiz Brito, em recente entrevista concedida ao portal Metrópoles, diversos estudos apontam que a ingestão de proteínas deve ser feita em todas as refeições do dia. “Consumir refeições hiperproteicas é uma forma de melhorar a sensação de saciedade e ainda manter o metabolismo acelerado“, disse a especialista na ocasião.

Para aqueles mais ativos, os entendidos do assunto ressaltam que a quantidade ideal de consumo varia entre 1,8 e 2,2 gramas de proteína por quilo de peso. Sendo assim, uma pessoa de 60 kg, por exemplo, teria que consumir entre 108 e 132 gramas de proteína diariamente, divididas entre quatro e cinco refeições para objetivos de melhora da massa muscular.

O ovo, por exemplo, é uma fonte completa desse macronutriente, uma vez que ele possui cerca de 6,5 gramas em sua composição. No entanto, é bem verdade que existem outros alimentos igualmente saudáveis, incluindo os de origem vegetal, tão incríveis quanto no que diz respeito ao conteúdo proteico.

Pensando nisso, nesta matéria, reunimos cinco opções com mais proteínas que um ovo para potencializar a saúde ao longo do dia. Vale frisar que os itens elencados foram baseados na lista publicada no portal EatingWell.

5 alimentos ricos em proteínas

  • 1. Iogurte grego: 23 gramas de proteína em uma xícara

O iogurte grego é mais rico em proteínas do que o iogurte tradicional, além de conter probióticos, tendo em mente que ele é obtido por meio da fermentação do leite. Os probióticos ajudam a digerir parte da lactose (açúcar do leite), o que é excelente para os intolerantes a essa substância. Portanto, o alimento pode ser uma boa opção para o café da manhã.

  • 2. Macarrão de grão-de-bico: 14 gramas de proteína em 57 gramas de alimento

O macarrão de grão-de-bico não tem o mesmo sabor que as massas tradicionais feitas à base de trigo. Todavia, vale a pena experimentar essa alternativa com um molho caprichado para dar um toque especial à receita. Em 57 gramas do alimento, é possível encontrar 14 gramas de proteína.

  • 3. Sementes de abóbora: 9 gramas de proteína em 28 gramas de alimento

As sementes de abóbora são uma ótima fonte de proteínas e podem ser consumidas à parte ou junto de outros alimentos. O conteúdo nutricional do ingrediente inclui, ainda, zinco e magnésio, fundamentais para a manutenção do sistema imunológico e para a saúde do coração, respectivamente.

  • 4. Quinoa: 8 gramas de proteína em 1 xícara

A quinoa é um grão integral que fornece 8 gramas de proteína em uma xícara, além de 5 gramas de fibra saudável, tornando-se um alimento vegetal completo em aminoácidos essenciais, fundamentais para uma alimentação equilibrada e de qualidade.

  • 5. Feijão preto: 8 gramas de proteína em meia xícara

O bom e velho feijão nem sempre é lembrado quando o assunto é ingredientes repletos de proteína, tendo em vista que o alimento é popularmente conhecido pelo ferro. No entanto, é possível encontrar 8 gramas do macronutriente em meia xícara da leguminosa, sem contar com as fibras também presentes nela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.