Saiba o que esperar do mercado na penúltima semana de fevereiro

Os futuros de índices dos EUA apresentam movimentação lateral nesta segunda-feira devido ao feriado do Dia do Presidente nos Estados Unidos. Embora os mercados norte-americanos estejam fechados, o dia promete atenção voltada para a China, que retoma suas atividades após o feriado do Ano Novo Lunar. Ao iniciar a semana, o índice Shanghai, operava com alta de 1,6%, enquanto o futuro do minério de ferro negociado em Singapura mostrava queda de 3%.

Segundo os dados mais recentes, o S&P 500 futuro apresenta alta de 0,1%, enquanto o Stoxx Europe sofre queda de 0,1%. Já o Nikkei apresentou uma movimentação estável. Destaque negativo para o Hang Seng da China, que iniciou a semana com queda de 1,1%.

China mantém taxa de juros em 2,5%

O Banco Popular da China (PBoC) manteve a taxa de juros de seus empréstimos de um ano em 2,5% no domingo. O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, defendeu uma ação “pragmática e enérgica” para aumentar a confiança na economia.

A semana nos EUA

Nesta semana, teremos publicação de dados importantes nos EUA. Na quarta-feira (21), será divulgada a ata da última reunião do FOMC, comitê de política monetária do país. Na quinta (22), teremos o PMI composto de fevereiro da zona do euro. Ainda na quarta-feira, a Nvidia apresenta os resultados do quarto trimestre de 2023.

Movimentação no mercado brasileiro

Já no Brasil, começamos a semana com a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de dezembro em vista. Este indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), e a projeção de consenso do mercado projeta uma alta de 0,75% em dezembro em relação a novembro.

Ainda na agenda econômica brasileira, teremos na terça-feira (20) a segunda prévia do IGP-M de fevereiro. Na sexta-feira (23), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definirá a bandeira tarifária de energia elétrica para o mês de março. Em relação ao mercado de ações, o Ibovespa subiu 0,72% na última sexta-feira, fechando aos 128.726 pontos.

As ações da Vale (VALE3) foram as grandes responsáveis por essa alta, apresentando alta de 3,3%. O dólar encerrou o dia com ligeira queda de 0,04%, para R$ 4,96.

Resultados corporativos são foco no mercado de ações brasileiro

Nesta semana, temos a divulgação dos resultados do Carrefour Brasil e das Americanas. Outros balanços relevantes de empresas listadas na Bovespa incluem o da Telefônica Brasil (VIVO), Gerdau e Iguatemi, previstos para amanhã (20). A WEG, o Grupo Pão de Açúcar e o Assaí anunciam seus resultados na quarta-feira (21). Já na quinta-feira (22), teremos os balanços da Vale e B3.

Também vale destacar que a PetroReconcavo reportou uma produção média de 27,2 mil barris de óleo equivalente por dia em janeiro. Os investidores no mercado de ações brasileiro mantêm o foco na safra de resultados corporativos do quarto trimestre e no consolidado do ano de 2023, buscando entender como o cenário macroeconômico afetou o desempenho das empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.