Descubra agora como acessar valor máximo da aposentadoria FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) disponibiliza a opção de saque integral do saldo para trabalhadores que se aposentam. Esse benefício é um dos vários direitos trabalhistas concedidos ao final da carreira em uma empresa e permite o acesso ao valor total que foi depositado na conta do Fundo de Garantia ao longo do tempo de serviço.

Atualmente, existem cerca de 14 alternativas de saque do FGTS. A criação do Fundo de Garantia ocorre assim que o trabalhador é admitido na empresa mediante a um contrato formal. Neste contexto, mensalmente é realizado o depósito de 8% do valor do salário do empregado nesta conta, gerando uma poupança que rende anualmente na Caixa Econômica.

No entanto, o trabalhador só tem direito de acessar o valor depositado em situações específicas, como no caso de demissão sem justa causa, em situações de doenças graves, para o tratamento dessas doenças, na compra de um imóvel, no saque anual (aniversário), ou ao se aposentar.

Aposentados podem sacar o FGTS

A aposentadoria é um dos momentos em que é possível solicitar o saque do FGTS. Não existe um tipo específico de aposentadoria que garanta este benefício. Na realidade, ao receber a concessão da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou de outro regime previdenciário pelo qual o trabalhador contribuiu, já é possível solicitar o Fundo de Garantia.

Isso significa que quem se aposentou por idade, tempo de contribuição ou por invalidez tem direito de resgatar o saldo da conta do FGTS. Além disso, caso o trabalhador já aposentado decida voltar ao mercado de trabalho formal, ele passa a receber novos depósitos na conta do Fundo de Garantia, criada a partir da admissão na empresa.

Como fazer o saque do FGTS de aposentado

O saque do FGTS da pessoa aposentada pode ser feito online ou presencialmente. A Caixa Econômica permite que os interessados resgatem a quantia pelo aplicativo, ao cadastrar uma conta para recebimento. A conta deve ser da mesma titularidade do trabalhador.

Já para o saque presencial, é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica e solicitar o saque por aposentadoria, apresentando os documentos necessários para comprovar a condição de aposentado.

Em qualquer uma das modalidades, é importante ressaltar que os trabalhadores aposentados que continuarem trabalhando poderão sacar o FGTS mensalmente, caso desejem. Ou seja, o saldo não ficará bloqueado como acontecia anteriormente, mas estará disponível para movimentação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.