Sem identidade? Estes 8 documentos substituem o RG

Em situações de emergência, estes documentos podem substituir o RG; confira

Devido a alta demanda e, consequentemente, a escassez de oportunidades para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), popularmente conhecida como “novo RG”, começam a surgir diversas dúvidas entre os interessados. Um dos principais questionamentos diz respeito aos documentos que podem ser utilizados como comprovação de identidade quando a obtenção do RG se torna uma tarefa complicada.

Diante deste cenário, para sanar essa questão, o Jornal Midiamax elaborou uma lista de documentos alternativos que podem ser usados em situações de urgência. Todavia, é preciso ter em mente que a aceitação varia de acordo com a finalidade de uso. Confira.

Documentos que podem substituir o RG

  • 1. Carteira Nacional de Habilitação (CNH): além de comprovar a aptidão para dirigir, a CNH pode ser usada como documento de identificação em diversos cenários, principalmente em questões ligadas ao trânsito e serviços públicos.
  • 2. Carteira Profissional: emitida por órgão ou conselho de classe, a carteira profissional, acompanhada de foto, pode ser usada para identificação, dependendo da profissão.
  • 3. Certificado de Reservista: o documento em questão comprova a inclusão dos brasileiros que cumpriram o serviço militar na Reserva do Exército, sendo aceito, também, como documento de identificação.
  • 4. Passaporte: utilizado principalmente para viagens para o exterior, o passaporte é aceito como identificação em muitos lugares, uma vez que ele possui dados básicos e foto do portador.
  • 5. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): amplamente aceita, a CTPS é utilizada como documento de identificação em inúmeras situações, especialmente relacionadas a emprego e benefícios previdenciários.
  • 6. Cadastro de Pessoa Física (CPF): fundamental para qualquer brasileiro, o CPF pode ser usado como documento de identificação em estabelecimentos comerciais e instituições. Todavia, em certas situações, é preciso apresentar um documento adicional, como a CNH ou passaporte, tendo em vista que o CPF não possui foto do titular.
  • 7. Certidão de Nascimento: aceita como documento de identificação para menores de 12 anos, contanto que esteja acompanhada pelos pais ou responsáveis pelo jovem.
  • 8. Carteira de Identidade Indígena: a declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) é aceita como documento de identificação quanto atesta a veracidade dos dados pessoais.

Vale frisar que, antes de substituir o RG por qualquer um dos documentos mencionados acima, é crucial verificar com as autoridades locais ou instituições específicas qual documento é aceito em cada situação.

Passo a passo para solicitar a CIN

Ao seguir as orientações abaixo, os cidadãos podem lidar com a urgência da obtenção do RG, contando com alternativas confiáveis para situações em que a emissão da CIN é necessária. Dito isso, veja o tutorial:

  • 1. Acesse o portal da secretaria de segurança pública do seu estado;
  • 2. Agora, clique em 1ª ou 2ª via (ambas opções solicitarão o agendamento);
  • 3. Escolha o endereço do posto de identificação mais próximo;
  • 4. Selecione o dia e horário desejados;
  • 5. Preencha os campos obrigatórios;
  • 6. Digite os caracteres de segurança;
  • 7. Por fim, uma confirmação será enviada no seu e-mail.

Documentos necessários

No dia agendado, o cidadão deve estar munido dos seguintes documentos: CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio (se possuir). Outros documentos opcionais incluem Certidão de Naturalização, Número de Identificação Social (NIS), PIS/Pasep, tipagem sanguínea e Título de Eleitor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.