‘Enem dos concursos’ encerra inscrições nesta sexta-feira (9)

Ao todo, são oferecidas 6.640 vagas; interessados devem atentar-se ao prazo

Os concurseiros interessados em participar do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos concursos”, têm até as 23h59 desta sexta-feira (9) para efetuar a inscrição. Ao que tudo indica, o Governo não deverá prorrogar a data. Portanto, atente-se ao prazo e não perca essa grande oportunidade.

Vale destacar que a inscrição no certame deve ser feita no site do Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio (Cesgranrio) — banca responsável pelo CNU — ou no portal Gov.br, no espaço específico para a seleção. No segundo caso, é necessário ter senha do Gov.br para se inscrever. A taxa de participação é de R$ 60, para cargos que exigem nível médio, e R$ 90, para os de ensino superior.

O diferencial do CNU em comparação com outras seletivas é que o candidato não escolhe o órgão e o cargo específico do qual almeja exercer, mas faz a inscrição de acordo com o bloco temático da vaga (ou das vagas) que mais lhe interessa.

No bloco, o participante deve optar pelos postos de interesse, por ordem de importância. É possível se inscrever em todas as vagas disponibilizadas, caso tenha a formação exigida. Há, ao todo, oito blocos: sete para as posições de nível superior e um para os de ensino médio.

Quando vão aplicar as provas?

O concurso terá as provas realizadas no dia 5 de maio de 2024, de manhã e à tarde, em 220 municípios, com os exames sendo aplicados em todas as capitais brasileiras. Há cotas raciais de 20%, com 5% para pessoas com deficiência e 30% das vagas destinadas a indígenas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O “Enem dos concursos” tem como objetivo trazer ao serviço público um perfil específico de funcionário. “A visão que temos é de servidor e servidora sejam capazes de um aprendizado contínuo, porque vai ficar 35 anos no serviço público, às vezes até mais“, disse Cristina Mori, secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em novembro de 2023, à Folha de S. Paulo.

Além de saber das leis hoje, tem que saber aplicar em casos reais. A gente quer que o concurso ajude a encontrar as pessoas realmente vocacionadas para o serviço público e entendam o que é servidor“, pontuou a secretária-executiva do MGI.

Datas importantes do CNU

  • De 19 de janeiro a 9 de fevereiro: liberação das inscrições;
  • 29 de fevereiro: divulgação dos dados finais de inscrições;
  • 29 de abril: divulgação dos cartões de confirmação;
  • 5 de maio: aplicação das provas;
  • 3 de junho: divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
  • 30 de julho: divulgação final dos resultados;
  • 5 de agosto: início da convocação para posse e cursos de formação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.