Idosos podem comprar carro novo com desconto? Descubra se tem benefício

O Brasil carece de legislação que conceda descontos específicos para idosos interessados em adquirir um veículo novo. Entretanto, um projeto de lei (PL) busca mudar esse cenário. Conforme a proposta, a intenção é isentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de carros zero quilômetro por essa faixa etária.

Se aprovado, o PL sugere que esse benefício seja aplicado a cada cinco anos, permitindo a renovação dos veículos dos idosos. Algumas fabricantes e revendedoras já oferecem descontos e condições exclusivas, como financiamento com juros reduzidos ou entrada mais acessível no veículo.

Desconto para idosos

Outra alternativa vigente é a obtenção de desconto na compra do veículo devido a condições médicas associadas à idade, como tendinite, hérnia de disco, artrose, bursite, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), entre outras.

O autor do projeto, o ex-deputado federal Alexandre Frota, argumenta que a medida tem o objetivo de impulsionar a indústria automotiva e a economia brasileira, destacando a falta de incentivos para a população com mais de 60 anos.

A proposta busca promover inclusão social e equidade, proporcionando meios de locomoção para os idosos. O desconto facilita o acesso a um meio de transporte seguro e confortável, equiparando os benefícios aos já existentes para pessoas com Deficiência (PcD), que possuem isenção de imposto na compra de carros até R$ 200 mil.

Embora aprovado na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa em 2021, o PL 2937/2020 permanece estagnado na Câmara desde então. Críticos argumentam que os descontos podem ser injustos com outros grupos sociais, como famílias de baixa renda, e que as montadoras poderiam compensar o desconto aumentando os preços para outros consumidores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.