Quem herda o trono caso Rei Charles III falecer ou renunciar?

Entenda a linha sucessória da realiza britânica

Como bem sabemos, Charles III foi coroado como o monarca do Reino Unido aos 74 anos. Filho mais velho da rainha mais longeva da história Britânica, Elizabeth II (falecida aos 96 anos), sua ascensão ao trono inglês fez a linha sucessória andar uma casa.

Caso Charles III venha a falecer ou renunciar a posição, o herdeiro é o William, filho mais velho do atual rei. Com 40 anos, William é o atual Duque de Cambridge e Príncipe de Gales — o último título é, geralmente, dado ao primeiro da linha sucessória para ocupar o trono inglês.

Já o segundo na linha sucessória é o filho mais velho de William, o pequeno príncipe George, de 9 anos. Em terceiro na sucessão, atrás do irmão mais velho, está a princesa Charlotte, de 8 anos. Apesar de outras monarquias façam restrição ao sexo feminino na disputa sucessória, o mesmo não acontece no Reino Unido, uma vez que mulheres podem assumir a coroa britânica como governantes, assim como foi o caso da mãe de Charles III.

No quarto lugar da linha de sucessão está o príncipe Louis, de apenas quatro anos, caçula de William e de sua mulher, a Princesa de Gales, Kate. Por fim, está Henry, de 38 anos, irmão mais novo de William e também filho de Charles III.

Cabe frisar que a posição de Harry na linha sucessória não mudou, mesmo com o irmão mais novo do Príncipe de Gales tendo abandonado a posição de membro sênior da realeza, em 2020, juntamente com sua esposa Meghan Markle.

Charles III fica mais popular após assumir o trono

Linha do tempoElizabeth IICharles III
Setembro de 202078% de aprovação47% de aprovação
Dezembro de 202072% de aprovação47% de aprovação
Março de 202169% de aprovação40% de aprovação
Junho de 202176% de aprovação45% de aprovação
Setembro de 202172% de aprovação45% de aprovação
Dezembro de 202176% de aprovação45% de aprovação
Março de 202275% de aprovação50% de aprovação
Junho de 202275% de aprovação42% de aprovação
Setembro de 202273% de aprovação (mês de seu falecimento)44% de aprovação
Dezembro de 202279% de aprovação56% de aprovação
Março de 202380% de aprovação55% de aprovação
Fonte: YouGov

De acordo com o site oficial da família real britânica, a sucessão ao trono é regulada não só por descendência, mas também por estatuto parlamentar. Sendo assim, a ordem de sucessão é a sequência dos membros da Família real, na ordem em que se posicionam na linha de sucessão ao trono. Portanto, na prática, para se tirar Harry da linha sucessória, seria preciso uma mudança na lei via Parlamento.

Dessa forma, não somente Harry se mantém entre os sucessores do trono, mas também seus filhos. Em sexto lugar na linha de sucessão ao trono britânico está Archie, de 4 anos, filho mais velho de Harry. Em sétimo lugar, Lilibet Diana, de um ano, irmã mais nova de Archie.

O príncipe William (primeiro na linha sucessória) e Kate, Princesa de Gales, com seus filhos Charlotte e Louis, passam pelo rei Charles III, já coroado, ao deixaram a Abadia de Westminster.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.