CadÚnico tem programa essencial para mulheres inscritas ativas

A iniciativa contempla qualquer mulher que tenha cadastro ativo no CadÚnico.

As brasileiras com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) foram contempladas com uma grande novidade: agora, elas terão acesso à absorventes de forma gratuita. A informação deve ser repassada para o maior número de mulheres possíveis. Sendo assim, a seguir, confira mais detalhes sobre a mudança.

Com a medida, o Governo Federal tem como objetivo democratizar o acesso à saúde íntima para mulheres de todo território nacional. Por meio do Programa de Promoção e Proteção da Dignidade Menstrual, as cidadãs brasileiras estão obtendo acesso para coletar absorventes de forma gratuita com ajuda do CadÚnico.

A novidade fez com que milhares de mulheres buscassem mais informações sobre o programa, tendo em mente que o seu intuito é ajudar e garantir a saúde da mulher. No entanto, é necessário realizar a solicitação deste programa. Abaixo, veja como realizar o seu cadastro e saiba como coletar os absorventes gratuitos.

Passo a passo para ter acesso ao benefício voltado para mulheres

Para desfrutar dos benefícios, o primeiro passo é realizar a inscrição no CadÚnico. Isto pode ser feito em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Vale destacar que é necessário estar munido com os documentos solicitados. Entre eles:

  • 1. Documento de identidade oficial com foto;
  • 2. CPF;
  • 3. Comprovante de residência e renda.

No caso de mulheres estudantes, um dos requisitos é ter uma renda máxima familiar de até meio salário mínimo. Já aquelas que estão em situação de rua, não há valor mínimo, tampouco máximo. Em outras palavras, estas pessoas só precisam se cadastrar no CadÚnico e realizar a coleta do produto.

Locais para coletar os absorventes

Para conseguir adquirir o produto de maneira gratuita, será preciso identificar uma farmácia que faça parte do programa chamado Farmácia Popular. Feito isso, basta apresentar o seu cartão do CadÚnico, liberando o seu acesso gratuito ao absorvente.

Farmácia Popular

Além das mulheres que se encaixam no cenário destacado acima, os idosos, independentemente da sua renda ou idade, podem receber medicamentos gratuitos por meio do Farmácia Popular. Para isso, ele só precisa ter a recomendação médica com a prescrição do remédio, e conferir se está disponível no programa. O que inclui medicamentos para hipertensão, diabetes, doença de Parkinson, fraldas e muitos outros.

Isso porque uma das principais reclamações dos idosos diz respeito aos gastos mensais que eles possuem com remédios. Muitos deles precisam usar medicamentos de uso contínuo, isto é, todos os dias e sem prazo para parar. Logo, o Farmácia Popular libera muitos desses remédios de forma totalmente gratuita e para todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.