1ª chamada do Prouni 2024 terá resultado confirmado hoje (6/2)

O programa oferta vagas em instituições particulares de ensino superior com bolsas de estudo de 50% e 100%

Nesta terça-feira (6), o Ministério da Educação (MEC) divulga a lista de aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. Ao todo, 1,2 milhão de estudantes se inscreveram na iniciativa governamental.

O programa oferece 406.228 bolsas. Desse total, são 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.582 cursos, de 1.028 instituições de ensino superior. Cabe destacar que o governo ampliou o número de vagas para os cursos de Direito e Medicina. No entanto, as graduações com maior quantitativo de oportunidades são:

  • 1. Administração: 36.963 bolsas;
  • 2. Pedagogia: 25.530 bolsas;
  • 3. Ciências Contábeis: 21.745 bolsas.

De acordo com os dados revelados pelo MEC, o curso com o maior número de inscrição foi Medicina, seguido por Direito, Psicologia, Enfermagem e Administração. As regiões Nordeste e Sudeste tiveram o maior quantidade de inscritos no Prouni.

Como fazer a consulta da primeira chamada?

Para verificar o resultado, é preciso acessar sua conta do Gov.br no site do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Quando o MEC liberar a lista de aprovados, será possível descobrir os selecionados na chamada regular.

Como mencionado há pouco, o resultado da primeira chamada será divulgado nesta terça-feira (6). O processo ainda terá uma lista de segunda chamada, que será anunciada no dia 27 de fevereiro deste ano. No entanto, vale frisar que o MEC não divulga o horário que a lista de selecionados será liberada. Nas edições passadas do Prouni, os candidatos conseguiram acessar o resultado a partir das 9h.

Datas importantes

  • 1. Inscrição: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
  • 2. Resultado da 1º chamada: 6 de fevereiro;
  • 3. Resultado da 2º chamada: 27 de fevereiro;
  • 4. Inscrição da lista de espera: 14 e 15 de março;
  • 5. Resultado na lista de espera: 18 de março.

Elegíveis ao Prouni

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal de até meio salário mínimo por pessoa para conseguir a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos. Abaixo, confira os requisitos necessários para ingressar no programa:

  • 1. Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • 2. Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • 3. Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • 4. Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • 5. ter o feito o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem condição de bolsista.

Candidato com deficiência e professor da rede pública de ensino

  • 1. Neste caso, as vagas são para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Inclusive, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.