Lista inédita da Forbes ensina a gerar dinheiro em poucos passos

Confira as dicas de uma das maiores revistas do mundo

Para ter uma conta bancária farta, não basta apenas poupar dinheiro. Construir riqueza trata-se de um processo estratégico e intencional, envolvendo grandes planejamentos, como orçamento disciplinado e hábitos financeiros inteligentes, sempre com muito cuidado.

Neste sentido, a Forbes, considerada a maior revista de negócios e economia do planeta, publicou uma lista contendo um passo a passo para ajudar aqueles que almejam incrementar as finanças e ter um futuro onde dinheiro não será problema.

Construindo riquezas

  • 1º passo: planejamento

O primeiro passo fundamental em sua empreitada é desenvolver um plano financeiro amplo. Portanto, esboce seus objetivos de curto e longo prazo, isso engloba compras relevantes, investimentos e planos de aposentadorias. Logo, ter um roteiro ajuda a manter o foco e a motivação.

  • 2º passo: faça um orçamento

Como é de se imaginar, o orçamento trata-se da bússola financeira, lhe guiando em direção aos objetivos traçados. Sendo assim, priorize a poupança antes dos gastos não obrigatórios, visando garantir que seus objetivos financeiros tenham prioridade. Para isso, acompanhe as receitas e despesas com cuidado, identificando gastos cortáveis e redirecionando renda para poupança e investimentos. De modo geral, um orçamento bem feito torna-se uma ferramenta estratégica, permitindo movimentar recursos de forma eficaz e consistente.

  • 3º passo: reserva de emergência

A vida tem seus altos e baixos, sendo muito comum a ocorrência de imprevistos e despesas inesperadas. Portanto, estabelecer uma reserva de emergência é de suma importância, pois garante a segurança financeira. Grande parte dos especialistas sugere a acumular três a seis meses de despesas em uma aplicação sem muito risco e com grande liquidez, de fácil acesso para diminuir o impacto de circunstâncias inesperadas.

  • 4º passo: automatize sua vida financeira

Outro ponto muito importante é configurar transferências automáticas para poupança, investimentos, e pagamentos de contas. A automação garante consistência na construção de renda e reduz as chances de perder prazos — e consequentemente evitando juros no cartão de crédito, por exemplo. Além disso, elimina a tentação de gastar dinheiro que deveria ser direcionado para seus objetivos financeiros.

  • 5º passo: organize-se e não tenha pendências

Gerenciar efetivamente e não possuir dívidas é um aspecto crítico na construção de riqueza. Em um recente artigo publicado no GOBankingRates.com, Jay Zigmont, Ph.D., e fundador da Childfree Wealth, aconselhou: “Enquanto nos livrávamos das dívidas, minha esposa e eu éramos rigorosos com nosso orçamento. Agora que estamos livres das dívidas, ainda temos categorias de orçamento e monitoramos nossos gastos todo mês. A chave é escolher um orçamento ou aplicativo que funcione para você e fazer melhorias incrementais a cada mês“.

  • 6. passo: planeje sua aposentadoria

A recomendação é que, no mínimo, 10% do seu salário seja destinado para a sua aposentadoria. Suze Orman, especialista financeira, recomenda um aumento imediato de pelo menos um ponto percentual em sua taxa de contribuição se estiver abaixo dessas metas. Além disso, ela aconselha um aumento anual de ao menos um ponto percentual até atingir 15%, tendo em vista a sua importância para uma aposentadoria tranquila.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.