Aposentadoria por invalidez: Entenda quem tem direito e como solicitar

A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores que, por doença ou acidente, se encontram permanentemente incapazes de exercer qualquer atividade laboral. 

Este modelo de benefício do INSS tem como objetivo garantir a proteção financeira aos trabalhadores que enfrentam a incapacidade laboral permanente, fornecendo uma fonte de renda para sustento próprio e de suas famílias.

Quem tem direito? 

Trabalhadores empregados, autônomos, contribuintes individuais, domésticos e segurados especiais que contribuíram para a Previdência Social têm direito à aposentadoria por invalidez.

Além disso, o requerente deve comprovar incapacidade total e permanente para o trabalho, atestada por perícia médica do INSS. Também é necessário ter contribuído por um período mínimo, conhecido como carência. No caso de aposentadoria por invalidez, é dispensada em casos de acidente de qualquer natureza ou de doença profissional ou do trabalho.

O primeiro passo para quem tem direito ao benefício é agendar uma perícia médica no INSS, que avaliará a incapacidade do requerente. Ao chegar no local, o segurado deve apresentar documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência, além de exames médicos e relatórios que comprovem a incapacidade laboral.

Somente após a avaliação médica, o INSS determinará se o segurado tem direito à aposentadoria por invalidez. Em caso de deferimento, começará a receber o benefício mensalmente, com valor equivalente a 100% da média de suas contribuições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.