Estudantes aprovados no Sisu perdem vagas após falha no site

Apesar do portal já ter voltado ao normal, o Ministério da Educação não explicou o motivo da falha

Devido a uma falha na divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), diversos estudantes “perderam” a vaga em universidades públicas. Pelo menos é isso o que apontam os relatos feitos nas redes sociais. Diversos aprovados disseram que no dia seguinte após a revelação, um erro no portal fez com que eles perdessem posições e, consequentemente, ficaram de fora da lista de classificados.

Inicialmente, os resultados seriam anunciados no dia 30 de janeiro deste ano. Alguns estudantes conseguiram visualizar a lista de aprovados na manhã da data informada, até que o site apresentou uma instabilidade e acabou saindo do ar.

Mais tarde, no mesmo dia, o Ministério da Educação (MEC) informou que “identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação”, adiando a divulgação dos resultados para 31 de janeiro. No dia seguinte, porém, a classificação estava diferente da exibida no dia 30 do mesmo mês.

Aprovados relatam o problema

Em entrevista concedida ao portal G1, da Globo, a estudante sergipana Kamilly Giovanna, de 19 anos, revelou que, no resultado divulgado no dia 30 de janeiro, viu seu nome na 1ª colocação para cursar Estatística na Universidade Federal de Sergipe (UFS). No entanto, a página saiu do ar, mas mesmo assim Kamilly acreditou que estivesse tudo certo. No dia seguinte, por sua vez, o portal do Sisu passou a exibir a seguinte mensagem: “Você não foi selecionada na chamada regular”.

Acabou meu dia. Estou péssima, muito angustiada. Estou sem caminho, sem direcionamento, não sei se volto a estudar ou se acredito na chance da lista de espera“, relatou Kamilly, ao G1.

O mesmo aconteceu com pessoas que estavam na lista de espera e “caíram” posições. Este é o caso do estudante Pedro Lora, de 19 anos, ficou em 1º lugar na reclassificação — isto é, se alguém desistisse da vaga, ele seria o primeiro a ser chamado pela universidade. Quando entrou novamente no portal, no dia seguinte, sua posição havia caído para 7º lugar.

Minhas chances diminuíram exponencialmente. A lista de Engenharia Elétrica não costuma ‘rodar’ tanto. Dá um sentimento de frustração. recebi uma injeção de expectativa e depois perdi tudo“, contou o estudante, também ao G1.

Até o fechamento desta matéria, não se sabe o que causou a instabilidade no servidor do portal do Sisu. Além disso, o MEC não se pronunciou sobre a falha. Todavia, vale destacar que o site já voltou ao normal.

Como consultar o resultado do Sisu 2024?

O resultado pode ser consultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Neste ano, o programa oferta 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de educação superior credenciadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.