Tome cuidado: Febraban alerta para golpe com mensagem suspeita

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou, no último sábado (27), uma nova modalidade de golpe que utiliza mensagens SMS para enganar as pessoas. Segundo a federação, os golpistas se passam pela própria Febraban e enviam mensagens aos cidadãos informando uma suposta transação suspeita de valor elevado e solicitando um contato com a central de atendimento da Febraban para esclarecimento.

As mensagens recebidas pelos golpistas contêm um número 0800, sugerindo ser um contato oficial da Febraban. Além disso, os golpistas também utilizam nomes de bancos conhecidos e informações relacionadas a pontos ou milhas do cartão do cliente, criando uma aparência credível para o golpe.

Contudo, o número informado não é da central de atendimento da Febraban, pois trata-se de um telefone dos golpistas. Ao entrar em contato, a vítima pode ser induzida a fornecer informações como senhas e códigos de seus cartões de crédito e débito. Há, também, casos em que o golpista fornece um link para um site fraudulento, que pode capturar informações do computador ou celular da vítima.

Como se proteger desses golpes

Para evitar cair em fraudulentos, é preciso estar atento e evitar fazer ligações para números de telefone ou 0800 recebidos por SMS que alegam ser da Febraban ou de qualquer outra instituição bancária. Embora os bancos possam ligar para os clientes para confirmar transações suspeitas, eles jamais solicitam dados pessoais ou senhas nestas ligações. Além disso, os bancos não pedem transferências ou pagamentos via Pix para resolver problemas na conta, nem solicitam ao cliente que faça um estorno de transação por telefone.

Caso receba este tipo de ligação ou mensagem, o recomendado é entrar em contato diretamente com seu banco, para confirmar a situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.