Bolsa Família tem excelente novidade sobre uso do cartão por aproximação

No decorrer do primeiro semestre deste ano, a Caixa Econômica Federal planeja disponibilizar cartões de débito equipados com tecnologia NFC (Near Field Communication) para todos os beneficiários do Bolsa Família, possibilitando assim o pagamento por meio de aproximação. A instituição financeira afirma que todos os canais e sistemas já foram ajustados para viabilizar essa emissão. As informações são do Valor Investe.

Atualmente, os beneficiários têm a opção de vincular seus cartões de débito físicos às carteiras digitais Google Pay (Elo e Visa) ou Samsung Pay (Visa), possibilitando realizar pagamentos por aproximação utilizando seus smartphones.

Aproximação do cartão Bolsa Família

Com a introdução dos cartões físicos dotados da tecnologia contactless, a Caixa destaca a maior praticidade no momento do pagamento como uma das principais vantagens dessa modalidade de transação.

Os pagamentos por aproximação, que dispensam a inserção do cartão de crédito ou débito na máquina e a digitação da senha, têm registrado um aumento significativo desde o início da pandemia. Tanto é que no terceiro trimestre de 2023, os brasileiros efetuaram mais transações por aproximação do que utilizando os cartões tradicionais em compras presenciais, conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

A Caixa também ressalta que os cartões contactless sofrem menos desgaste físico, já que não há atrito entre o cartão e a máquina, o que contribui para uma maior durabilidade e para a redução do uso de plástico.

Entretanto, ainda há um estoque de cartões desprovidos dessa tecnologia. A emissão dos cartões equipados com NFC só terá início após a distribuição desse estoque para a população, conforme informado pela Caixa.

Os cartões emitidos para os beneficiários do Bolsa Família possibilitam a realização de compras na modalidade débito.

Atualmente, aproximadamente 21 milhões de famílias recebem o Bolsa Família, com os depósitos sendo efetuados pela Caixa em dias úteis até o dia 29 de cada mês, seguindo um calendário baseado no número final do Número de Identificação Social (NIS).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.