Vacina contra dengue pode ter nova opção ainda neste ano

Uma nova era se aproxima no campo das vacinas com o Instituto Butantan, instituição pioneira em pesquisa biomédica, apresentando uma revolucionária opção de imunização contra a dengue.

Desenvolvida inteiramente com tecnologia nacional, este imunizante promete proteger contra os quatro sorotipos da doença, alcançando uma eficácia surpreendente de quase 80% nos resultados preliminares dos testes clínicos.

Mais impressionante ainda é o fato de que nenhum caso grave de dengue foi registrado entre os mais de 16 mil participantes dos estudos.

Aprovacação da vacina contra dengue

Fernanda Boulos, diretora-médica do Instituto Butantan, expressa otimismo em relação ao processo de aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está em andamento e deve ser concluído nos próximos meses.

Uma vez aprovada, a vacina poderá ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a resposta do país contra a dengue.

Além do desenvolvimento da vacina contra a dengue, o Instituto Butantan está à frente de outros projetos inovadores no campo das imunizações. Uma das grandes expectativas para este ano é a aprovação do primeiro antídoto do mundo contra a chikungunya, fruto de uma colaboração com uma empresa farmacêutica estrangeira.

Essa vacina demonstrou uma eficácia impressionante de quase 99% e já foi aprovada para uso nos Estados Unidos em adultos. O Butantan espera que o imunizante seja aprovado no Brasil ainda este ano, trazendo uma nova arma na luta contra essa doença transmitida por mosquitos.

Outros projetos em andamento incluem o desenvolvimento de uma vacina contra o zika vírus, embora ainda em estágio inicial, e a Butanvac, um imunizante contra o coronavírus desenvolvido inteiramente pelo Instituto Butantan.

Com a capacidade de ser atualizada facilmente para combater novas cepas do vírus, a Butanvac promete ser uma ferramenta crucial na luta contra a pandemia da COVID-19. O Instituto Butantan também está se preparando para enfrentar futuras ameaças à saúde pública, como a gripe aviária, uma doença que apresenta uma taxa de mortalidade preocupante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.