ENEM 2023: 60 pessoas tiram nota máxima na redação; 4 são da rede pública

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou dados sobre a nota média do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2023.

Realizado no início do mês de novembro, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para muitos estudantes no campo universitário. Por esse motivo, foi feito por cerca de 3,9 milhões de pessoas em todo o Brasil. Desde a última terça-feira (16), boa parte desse público já pode saber suas notas no certame.

Isso porque o Ministério da Educação (MEC) já está divulgando os resultados do exame. Com isso, diversos estudantes que fizeram a prova já como concorrentes às vagas de estudo podem conferir como se saíram nas provas objetivas e na redação.

Para saber a nota do Enem, é necessário que os estudantes acessem o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), utilizando o login único da plataforma Gov.br. É por meio da Página do Participante que é possível que o candidato saiba como se saiu nas provas objetivas e na redação.

De acordo com o que já foi informado pelo MEC, 60 pessoas tiraram a nota máxima na redação do Enem, e desse total, 4 pertencem à rede pública de ensino. O espelho que conta com a avaliação das redações deverá ser disponibilizado em até 90 dias. A pasta ainda adiantou que os textos são avaliados usando como critério as cinco competências apresentadas na matriz de referência e que a nota pode chegar a 1.000 pontos.

MEC divulga que 60 pessoas tiraram 1.000 na redação

Houve um aumento no número de redações com nota máxima em relação a 2022. Na edição anterior, o número de estudantes que tiraram 1.000 na prova escrita foi de apenas 18. Em 2023, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Ainda de acordo com o MEC, no ano de 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame, enquanto que em 2023 esse percentual subiu para 46,7%. Ou seja, o Inep destacou que houve aumento na participação de alunos em 2023.

Também foram divulgadas as notas médias de cada área do conhecimento. A nota média de Linguagens foi de 516,2, enquanto a de Ciências Humanas foi de 522. Já Matemática atingiu a nota média de 534,9. A menor nota média foi a de Ciências da Natureza, com 497,4, enquanto a maior foi a da Redação, com 641,6.

“O objetivo é ter uma rápida apresentação, vamos mostrar os números e, após isso, vamos fazer uma análise, ponderações e encaminhamentos que estamos fazendo no MEC”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.