Confira o passo a passo para descobrir a nota do ENEM 2023

Diversos estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem conferir suas notas do certame de 2023.

Realizado em novembro do último ano, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para muitos estudantes no campo universitário. É por meio da nota nessa prova que é possível concorrer a uma vaga para estudar em uma instituição de ensino pública, como as universidades federais, estaduais e rurais de todas as regiões do país.

Desde a última terça-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) está divulgando os resultados do Enem de 2023, e por isso, diversos estudantes que fizeram a prova já como concorrentes às vagas de estudo podem conferir como se saíram nas provas objetivas e na redação.

Por sua vez, as notas dos “treineiros”, que são aqueles que fazem o Enem sem a possibilidade de entrar na universidade, serão divulgadas apenas no mês de março, de acordo com o que já foi adiantado pelo MEC. Ao todo, foram cerca de 3,9 milhões de pessoas que fizeram o Enem em todo o Brasil.

Apesar das notas já estarem sendo divulgadas, muitos estudantes ainda não sabem qual é o procedimento que deve ser feito para ter acesso aos resultados do Enem. Portanto, basta seguir as orientações abaixo para saber como você se saiu no exame.

Como conferir a nota do Enem

O acesso às notas do Enem deve ser feito por meio da Página do Participante, a mesma utilizada antes da prova para saber informações sobre o local do exame e também para a inscrição. Isso pode ser acessado por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), utilizando o login único da plataforma Gov.br.

De acordo com o MEC, o espelho que conta com a avaliação das redações deverá ser disponibilizado em até 90 dias. A pasta ainda adiantou que os textos serão avaliados usando como critério as cinco competências apresentadas na matriz de referência e que a nota pode chegar a 1.000 pontos.

Após verificar as notas do Enem, os estudantes poderão usá-las para concorrer às vagas dos cursos que desejarem e na universidade que desejarem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, a nota do Enem ainda pode ser utilizada para iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Esses resultados também costumam ser utilizados como critério complementar de processos seletivos e servem de parâmetro para programas governamentais que concedem auxílios aos estudantes, como é o caso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que foi criado para ajudar aqueles que têm interesse em estudar em universidades privadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.