Idade mínima para se aposentar no Brasil será maior em 2024

A idade mínima para aposentadoria no Brasil será alterada no ano de 2024, por conta da Reforma da Previdência de 2019. Confira as regras.

As aposentadorias no Brasil podem ser conseguidas por meio de requisições enviadas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O órgão é o principal responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões por morte e de outros benefícios previdenciários, como é o caso do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o auxílio-doença.

Ao todo, mais de 37 milhões de pessoas são diretamente beneficiadas pelo órgão, que conta com pagamentos de R$ 1.320 a R$ 7.507,49 e que são feitos todos os meses, sempre entre os últimos dias úteis de um mês e os primeiros dias úteis do mês seguinte.

Desde 2019, quando foi feita a Reforma da Previdência, as regras para a aposentadoria dos trabalhadores brasileiros estão em constante modificação. Foi estabelecida algumas regras de transição para a Previdência Social, e por isso, a cada ano, está sendo alterada a idade mínima para conseguir o benefício previdenciário. No entanto, aqueles que estavam próximos de se aposentar podem contar com essas possibilidades dadas pelas regras de transição.

O que muda no INSS em 2024

Os novos requisitos precisarão ser cumpridos por aqueles que começaram a trabalhar depois de novembro de 2019. Futuramente, a idade mínima será de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Além disso, será necessário contar com um tempo de contribuição de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens.

Existe também uma regra de pontos para conseguir a aposentadoria. A tabela começou em 2019, e o mínimo era de 86 pontos para as mulheres e de 96 para os homens. No entanto, os patamares avançam anualmente, e em 2024, serão necessários 91 pontos para as mulheres e 101 pontos para os homens. Já em 2028, a pontuação alcançará o limite de 105 pontos para os homens, sem novos aumentos. Por sua vez, no ano de 2033, é a vez das mulheres no limite de 100 pontos.

Esse sistema de pontos é algo que irá contemplar as pessoas que já estavam inseridas no mercado de trabalho quando a reforma da previdência foi aprovada. No ano de 2024, com a regra da idade mínima progressiva, as mulheres poderão se aposentar com idade de 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, a idade sobe para 63 anos e 6 meses.

A solicitação de aposentadoria pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, bastando que o segurado escolha por qual tipo de aposentadoria deseja ser contemplado pelo órgão e apresente a documentação necessária. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.