Nova vacina para variante da Covid é aprovada pela Anvisa

Essa é a primeira autorização da Anvisa para uma vacina monovalente atualizada direcionada a essa variante em particular. A vacinação seguem padrões por idade

No decorrer desta terça-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu aprovação para a versão atualizada da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer/BioNTech, destinada à variante XBB 1.15, uma das linhagens da Ômicron. Esse consentimento representa a primeira autorização da Anvisa para uma vacina monovalente atualizada direcionada a essa variante em particular.

A Anvisa deu o seu aval para a nova composição, autorizando-a como uma dose única de reforço para indivíduos com 6 meses de idade ou mais, sem considerar o estágio anterior de vacinação, desde que seja administrada pelo menos três meses após a última dose. Adicionalmente, a agência comunicou que está em fase inicial de registro a análise de outro pedido para uma vacina atualizada destinada à mesma variante.

vacina
Vacina Comirnaty da Pfizer/BioNTech. (Foto: reprodução/GZH)

Nova vacina de acordo com a idade

A agência concedeu autorização para a utilização da nova vacina como a primeira dose do esquema vacinal para aqueles que ainda não deram início à imunização. Entretanto, existem variações na abordagem de acordo com a faixa etária.

Para iniciar a imunização em crianças de 6 meses a 5 anos, são necessárias três doses. As duas primeiras devem ser aplicadas com um intervalo de três semanas entre elas, seguidas pela terceira dose oito semanas após a segunda aplicação. Já para indivíduos com mais de 5 anos, o esquema primário de imunização pode ser concluído com uma única aplicação da vacina.

As vacinas monovalentes atualizadas seguem um código de cores nas tampas dos frascos, conforme descrito a seguir:

  • Tampa cinza: Para indivíduos acima de 12 anos de idade, a dose é de 0,3 ml sem diluição.
  • Tampa laranja: Destinada a crianças de 5 a 11 anos de idade, a dose é de 0,2 ml, após diluição de acordo com as instruções da bula.
  • Tampa azul: Para o grupo etário de 5 a 11 anos, a dose é de 0,3 ml sem diluição.
  • Tampa vinho: Indicada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, a dose é de 0,2 ml após diluição conforme orientações da bula.

Vacinas contra a Covid

Adicionalmente, o Ministério da Saúde planeja alocar R$ 1,6 bilhão para a aquisição de vacinas contra a Covid-19 em 2024. Isso envolverá a compra de 64 milhões de doses destinadas aos grupos prioritários, abrangendo crianças de 6 meses a menores de 5 anos e indivíduos com maior suscetibilidade a complicações graves da doença. A comunicação anterior, realizada em outubro, indicou a inclusão da vacinação contra a Covid-19 no calendário nacional de imunização para esses grupos específicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.