CadÚnico Tem Prazo Final para a Atualização dos Dados: Não Perca!

Confira quanto tempo você pode ficar sem atualizar o Cadastro Único, o que é necessário para continuar nos programas sociais do governo.

Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, CadÚnico, é necessário para a entrada de pessoas de baixa renda nos programas sociais do governo, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros benefícios. Por isso, as famílias de baixa renda devem estar devidamente cadastradas, com dados corretos e atualizados.

O processo de atualização das informações da família no cadastro é necessário para garantir o repasse correto dos benefícios, além de ser uma exigência para a continuidade dos beneficiários nos programas sociais.

Dessa forma, as famílias devem atualizar os dados cadastrais no máximo a cada 24 meses. Ou seja, é necessário atualizar o CadÚnico pelo menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver mudança de endereço, no telefone de contato e na composição da família.

Onde atualizar o CadÚnico?

A atualização do Cadastro Único pode ser feita no mesmo local onde o cadastramento foi realizado. Dessa forma, as famílias podem ir a um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, para atualizar os dados do seu cadastro.

Além da necessidade de manter o Cadastro Único atualizado, as famílias que recebem o Bolsa Família ainda possuem outras obrigações para garantir a continuidade do repasse correto do benefício, como também a permanência da família no programa.

Por isso, é necessário que as pessoas atendidas pelo programa social estejam atentas para:

  • Realizar o acompanhamento pré-natal;
  • Realizar o acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
  • Fazer o acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • Manter a frequência escolar mínima de 60% para as crianças de quatro a cinco anos, e de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica.   
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.