Bolsa Família começa a liberar abono natalino para moradores da Paraíba

O pagamento do benefício extra será depositado junto com a parcela fixa do programa social; confira as datas

O governo da Paraíba, diferentemente de outros estados brasileiros, optou por pagar o abono natalino para os beneficiários do Bolsa Família que moram na região neste mês de dezembro. Como de praxe, os repasses são feitos por meio do Caixa Tem, a poupança digital criada pela Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que a ordem dos depósitos varia de acordo com o último dígito no Número de Identificação (NIS) de cada segurado.

Outro ponto que devemos destacar é que o Governo Federal não realiza pagamentos adicionais em dezembro. Ou seja, o abono natalino do Bolsa Família pago aos paraibanos trata-se de uma iniciativa exclusiva do estado nordestino. Neste sentido, as autoridades da Paraíba vão destinar R$ 2,4 bilhões para efetuar os repasses extras no último mês do ano, o que inclui o abono.

Bolsa Família: abono natalino

O benefício adicional é pago para complementar a renda das famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica inscritas no programa assistencial. Para que o montante chegue a quem realmente precise, o governo estadual utiliza os dados presentes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A estimativa é que 693 mil segurados paraibanos recebam o abono natalino até o dia 22 de dezembro.

O valor fixado é de R$ 64 para cada beneficiário, podendo ser sacado em agências da Caixa, Casas Lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Para retirar o abono natalino, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo), CPF e o cartão do NIS. Cabe mencionar que o montante pode ser sacado pelos segurados paraibanos mesmo que eles estejam em outro estado.

Cronograma de pagamentos do abono natalino do Bolsa Família

Antes de revelarmos o calendário, é preciso ter em mente que o abono natalino é pago junto da parcela fixa paga pelo Bolsa Família. Ou seja, os depósitos seguem o cronograma baseado no NIS do segurado. Portanto, ambos benefícios caem na conta ao mesmo tempo. Dito isso, confira as datas de repasse:

  • Beneficiário com NIS final 1: depósito no dia 11 de dezembro (pago);
  • Beneficiário com NIS final 2: depósito no dia 12 de dezembro (pago);
  • Beneficiário com NIS final 3: depósito no dia 13 de dezembro (pago);
  • Beneficiário com NIS final 4: depósito no dia 14 de dezembro (pago);
  • Beneficiário com NIS final 5: depósito no dia 15 de dezembro (pago hoje);
  • Beneficiário com NIS final 6: depósito no dia 18 de dezembro;
  • Beneficiário com NIS final 7: depósito no dia 19 de dezembro;
  • Beneficiário com NIS final 8: depósito no dia 20 de dezembro;
  • Beneficiário com NIS final 9: depósito no dia 21 de dezembro;
  • Beneficiário com NIS final 0: depósito no dia 22 de dezembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.