Últimas chances para se inscrever nos concursos da PM e Corpo de Bombeiros

Os interessados em ingressar nas forças militares de Pernambuco precisam correr, pois o prazo de inscrição se encerra hoje (13).

As inscrições dos concursos públicos para os cargos da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE) terminam nesta quarta-feira (13). Portanto, é preciso correr para não acabar perdendo a chance de mudar de vida e garantir a tão sonhada estabilidade financeira.

Ao todo, são mais de 3.300 vagas para ingressar na carreira de militar estadual, seja Nível Médio ou Nível Superior. O processo seletivo da PM-PE oferece 2.400 vagas para graduação inicial de soldados e 300 oportunidades para o posto de 2° tenente. Já o certame do CBM-PE oferece 600 vagas para graduação inicial de soldado e 60 para o posto de 2° tenente. Em ambos os casos, é preciso que o interessado tenha, no máximo, 30 anos de idade.

Em comunicado oficial, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que, para as vagas de 2° tenente do Corpo de Bombeiros, é necessário ter formação superior em qualquer área e, para o mesmo cargo da Polícia Militar, é preciso bacharelado em Direito.

Por onde posso me inscrever?

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto AOCP e ficarão disponíveis até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 13 de dezembro de 2023. Vale mencionar que o candidato terá que arcar com a taxa de inscrição no valor de R$ 220 para o cargo de 2° tenente, enquanto os interessados na ocupação de soldado pagarão R$ 180. No que diz respeito às provas, elas serão aplicadas em janeiro de 2024, em três cidades pernambucanas: Recife, Caruaru e Petrolina.

Critérios para ingressar nas corporações militares de Pernambuco

Requisitos Gerais para Quadro de Oficiais Combatentes (QOC)

  • 1. Ter a nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • 2. Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • 3. Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • 4. Não possuir antecedentes criminais;
  • 5. Estar em gozo de seus direitos civis e políticos;
  • 6. Ter conduta civil compatível com o cargo militar estadual, devidamente verificado em investigação social a cargo da Secretaria de Defesa Social;
  • 7. Ter aptidão para a carreira militar do Estado, aferida através de exame de habilidades e conhecimentos, exames médicos, exame de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e o curso de formação profissional.

Requisitos particulares para QOC

  • 1. Possuir curso superior em qualquer área do conhecimento, reconhecido nos moldes da legislação federal;
  • 2. Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 30 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 31 anos;
  • 3. Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na Categoria B;
  • 4. Possuir altura mínima de 1,65 m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.