Conheça Renato Cariani, influenciador investigado por tráfico de drogas

O influenciador fitness Renato Cariani foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (12).

Alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (12), o influenciador Renato Cariani está sendo considerado suspeito de integrar uma organização criminosa responsável por desviar produtos químicos para a fabricação de drogas. De acordo com as informações da PF, o grupo teria fabricado cerca de 19 toneladas de crack e cocaína.

Por meio da Operação Hinsberg, a Polícia Federal cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, e entre os endereços visitados, estão alguns imóveis ligados ao influenciador. Com 47 anos de idade, Renato Cariani é professor de química, professor de educação física, atleta profissional, youtuber e empresário.

Ele ficou famoso nas redes sociais por conta de um conteúdo voltado para a área de fisiculturismo, e só no Instagram, conta com mais de 7 milhões de seguidores. Já o seu canal do YouTube possui mais de 6 milhões de pessoas inscritas. Além disso, ele conta com 1 milhão de seguidores no Tik Tok.

“Vou me manifestar depois que meus advogados tiverem acesso [aos autos], porque eu juro que não tenho noção do que está acontecendo”, disse Renato ainda nesta terça-feira.

Renato Cariani é alvo de investigação da PF

“Foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação desta organização criminosa, totalizando, aproximadamente, 12 toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), o que corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo”, diz a PF.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso ainda emitia notas fiscais fraudulentas de empresas devidamente licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo. Já o pagamento era feito em espécie, por meio de laranjas. Ainda segundo a corporação, os envolvidos na investigação responderão dentro do seu nível de responsabilidade no caso.

“As pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro”, acrescenta a PF. As penas somadas podem ultrapassar 35 anos de prisão. A corporação ainda não detalhou qual seria a participação de Cariani no esquema.

No mundo fitness, Renato Cariani é conhecido por vender cursos e treinamentos que envolvem desde orientação na área de nutrição até mentoria em investimentos financeiros. Os planos mais básicos custam um valor 49,90 por mês. Recentemente, ele inaugurou uma loja com produtos que levam seu nome em um shopping localizado na zona sul de São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.