Consulte pelo seu CPF como garantir o vale-gás em dezembro

O benefício, que é pago bimestralmente, isto é, a cada dois meses, se destina à parcela de baixa renda do Brasil

No fim de 2021, os cidadãos brasileiros testemunharam a criação do vale-gás, benefício liberado pelo então presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Na prática, o auxílio tinha como objetivo reduzir os efeitos do aumento constante nos preços de gás de cozinha, principalmente para a população de baixa renda do país.

Com a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva ao posto de chefe do Executivo pela terceira vez, a iniciativa continuou em vigência, mas passou a ser incluída como um benefício adicional do Bolsa Família. Vale lembrar que o programa foi reativado em março deste ano, uma vez que, na gestão de Bolsonaro, o Auxílio Brasil entrou em seu lugar.

Com tudo isso em mente, nesta matéria, vamos elucidar quem pode ou não ser contemplado pelo vale-gás e como realizar o consulta utilizando o seu CPF. Dito isso, siga a leitura até o fim e fique por dentro de todos os detalhes envolvendo o programa de transferência de renda e a aquisição do benefício destinado para obtenção do gás de cozinha.

Quem vai receber o vale-gás em 2023?

De acordo com a legislação vigente, o direito do vale-gás é concedido para os cidadãos em situação de pobreza ou extrema pobreza. Portanto, para ser elegível, é preciso ter registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, a renda mensal familiar não pode ultrapassar meio salário mínimo (R$ 660) por pessoa. No entanto, qualquer pessoa que seja beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem o auxílio garantido.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor inicial para quem se registrar no programa é de R$ 108. O reajuste veio como resultado da Medida Provisória (MP) 1.155/2023, que concedeu um adicional de 50% à quantia original, tornando a assistência ainda mais significativa para as famílias agraciadas.

Passo a passo para consultar a disponibilidade do vale-gás via CPF

A consulta do vale-gás pode ser feita de diversas formas, com uma delas sendo por meio do CPF. A seguir, veja os passos necessários para a consulta em diferentes plataformas:

  • 1. Aplicativo do Bolsa Família: após efetuar o login, acesse a guia de “Benefícios” ou “Ver parcelas”. Por lá, é possível visualizar todas as informações referentes aos pagamentos;
  • 2. Consulta pelo Caixa Tem: inventário de movimentações que traga a sigla “AUX GÁS” para visualizar a situação do auxílio;
  • 3. Consulta pelo CadÚnico: utilize os dados de cadastro e procure pelo benefício;
  • 4. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania: para dúvidas pontuais, o número para atendimento é 121. Vale mencionar que a pasta é responsável pela supervisão de todo o processo.

Por fim, destacamos que o valor pago pode variar. Sendo assim, é de suma importância se manter informado. Também cabe relembrar que o repasse do montante será feito junto da parcela fixa do Bolsa Família, cujos pagamentos serão feitos a partir do próximo dia 11.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.