INSS: atendimento on-line é liberado para realizar perícias

A medida, que foi interrompida em 2022, passou a valer neste ano; saiba como solicitar a perícia sem precisar sair de casa

Uma das grandes novidades relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2023 é a possibilidade dos beneficiários do órgão previdenciário de realizar a perícia de forma totalmente digital. O procedimento pode ser feito diretamente pelo site ou no aplicativo da entidade. Para isso, basta enviar a documentação médica que justifique a necessidade de recebimento dos benefícios da autarquia.

A medida do INSS, como é de se imaginar, tem como objetivo agilizar o atendimento, permitindo que os segurados possam solicitar o benefício de incapacidade temporária por meio de análise documental, sem necessidade de perícia presencial.

Vale frisar que a opção está disponível para todos os beneficiários, incluindo aqueles que já possuíam experiência presencial agendada. Caso o segurado já tenha uma perícia marcada em uma das unidades do INSS, ele pode optar pelo “Auxílio por Incapacidade Temporária – Análise Documental (AIT)”. A seguir, veja o passo a passo de como solicitar o serviço.

Como agendar a perícia digital do INSS sem sair de casa?

  • 1. O primeiro passo é acessar o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo, e fazer o login. Caso não possua um cadastro, é possível fazê-lo na própria plataforma. O procedimento leva alguns minutos;
  • 2. Após efetuar o login, clique na opção “Agendar Perícia”;
  • 3. Na sequência, você deverá escolher o tipo de perícia que deseja agendar, sendo a opção mais comum a “Perícia Inicial”;
  • 4. Ao fazer a sua escolha, será exibida uma tela para confirmar se você possui documentos médicos para anexar. Contudo, pelo menos até o momento, esse serviço pode não estar disponível. Caso não tenha essa opção, clique em “Não”;
  • 5. Prosseguindo, você deverá preencher seus dados pessoais;
  • 6. Após isso, informe seu CPF e escolha a agência do INSS mais próxima de sua residência;
  • 7. Uma lista de Agências da Previdência Social (APS) próximas à sua localização será apresentada. Escolha a que mais lhe convir;
  • 8. Feito isso, você será direcionado para o Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade, onde poderá escolher a data mais próxima disponível na agência selecionada e agendar seu horário;
  • 9. Complete o preenchimento das informações necessárias;
  • 10. Compareça na data e horário agendados.

Quem pode ser agraciado pelos benefícios do INSS?

Como de praxe, o direito é definido pela perícia médica ou pela análise de documentos que comprovam a necessidade de afastamento. Vale frisar que a concessão do auxílio sem perícia presencial começou durante a pandemia de COVID-19 em 2020, tendo sido interrompida em 2022, e retomada em julho deste ano. Dito isso, veja as exigências da autarquia para liberação do benefício:

  • 1. Ter qualidade de segurado, isto é, estar com a contribuição em dia com o INSS ou dentro do período de graça (prazo em que mantém os direitos previdenciários quando não está contribuindo; ele varia de três meses a três anos, dependendo do tipo e do tempo de contribuição, e se a pessoa foi demitida, por exemplo);
  • 2. Comprovação da incapacidade;
  • 3. Para solicitar o auxílio-doença previdenciário, é preciso estar contribuindo há pelo menos 12 meses com o INSS;
  • 4. O prazo de carência não é exigido para quem sofre qualquer tipo de acidente, doença profissional ou do trabalho, ou tenha alguma das doenças graves listadas pelo governo.
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