É golpe? Saiba identificar se a ligação do INSS é verdadeira

Diversos segurados do INSS (Instituo Nacional do Seguro Social) precisam se atentara para os números de contato do órgão.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma das principais instituições federais do Brasil, sendo responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários diversos, como é o caso das aposentadorias, pensões por mortes e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e auxílio-doença.

Ao todo, são mais de 37 milhões de pessoas em todo o país contempladas todos os meses com os pagamentos dos benefícios, que ocorrem nos últimos dias úteis de um mês e nos primeiros dias úteis do mês seguinte. Por conta desse alto número de beneficiados, o INSS acaba sendo utilizado para aplicar golpes financeiros.

Por esse motivo, a autarquia que conta com pagamentos entre R$ 1.320 (piso) e R$ 7.507,49 (teto) já fez diversos alertas para que seus beneficiados desconfiem das ligações feitas por números que se passam pelo órgão. Isso porque, neste ano de 2023, está em alta o golpe da falsa central de atendimento, em que os golpistas utilizam o nome de bancos e empresas.

Como identificar o número do INSS na chamada

Atualmente, o INSS está fazendo contato com alguns segurados por conta de alguns procedimentos, como perícia médica, revisão de benefício e outras coisas mais. No entanto, o órgão não realiza chamadas telefônicas solicitando dados pessoais dos segurados, tampouco solicita o pagamento de alguma quantia.

É possível entrar em contato com o INSS por meio do aplicativo Meu INSS, para aqueles que tenham ele instalado no celular. Também é possível realizar o contato pelo e-mail oficial. Caso você receba um e-mail do órgão, será visto o e-mailnoreply@inss.gov.br (este é o que o órgão usa para comunicados). Já por SMS, o contato é feito através dos números 92716, 27030 ou 29230 (do Ministério do Desenvolvimento Social) ou 28041 (do INSS). 

Os segurados que estão buscando uma antecipação de perícias médicas podem entrar em contato com a autarquia federal no número (11) 2135-0135. Sendo assim, caso você receba uma mensagem ou ligação do INSS, seja por qual canal for, é importante verificar se ele é feito por um desses canais oficiais. Caso não seja, é possível denunciar a fraude para a polícia ou para o próprio órgão.

Informações como senha e login de qualquer tipo de aplicativo não são solicitadas pelo INSS em nenhum tipo de ocasião. Portanto, é importante tomar cuidado com as cobranças de taxas inexistentes: a perícia médica é feita de forma gratuita e não exige qualquer tipo de boleto ou pagamento por parte do segurado.

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