Descubra quais são as vantagens e desvantagens de solicitar o saque-aniversário

Especialistas no assunto debatem sobre os benefícios e problemas da modalidade disponibilizada pelo FGTS; veja quais são

Tendo sido criado em 2019, o saque-aniversário permite ao trabalhador acessar uma fração do dinheiro guardado do Fundo de Garantia por Tempo Serviço (FGTS) uma vez ao ano, na época de seu aniversário. Nos últimos meses, a modalidade vem sendo alvo de debates fervorosos, chegando inclusive a ser ameaçada de extinção pelo atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

De modo geral, os especialistas concordam que há vantagens e desvantagens na adesão. No entanto, segundo a educadora financeira Teresa Tayra, aqueles que possuem uma boa educação financeira saem na frente e podem tirar um proveito melhor do saque-aniversário.

De acordo com Tayra, quem adota o saque-aniversário do FGTS e não tem uma reserva financeira pode acabar enfrentando um grande problema caso seja demitido sem justa causa, tendo em vista que o trabalhador não conseguirá acessar o valor total do benefício como no modelo tradicional (saque rescisão).

Portanto, quem tem um bom controle financeiro pode investir o dinheiro do saque-aniversário de forma a ter um melhor rendimento. “Tem muito a ver com a consciência financeira de cada pessoa, se ela está amadurecida ou não“, destaca a educadora financeira.

O dinheiro guardado é do trabalhador

Para Flávia Alessandra, advogada especializada em Direito do Trabalho e Previdenciário, o atual sistema do saque-aniversário do FGTS deixa a desejar, mas a ideia de tirar essa possibilidade do trabalhador é ainda pior. Ela destaca que o dinheiro é do colaborador e, por conta disso, não é justo que ele, que retirou uma parte de seu saldo, fique impossibilitado de movimentar o restante caso seja demitido.

Além disso, Alessandra pontua que não cabe ao governo determinar qual o melhor uso de um montante que é exclusivo do trabalhador. “A pessoa tem uma urgência, tem o dinheiro à disposição, mas não se enquadra em nenhuma hipótese de saque“. Neste sentido, a conta que a advogada faz é a dos juros mais caros e, em contrapartida, a remuneração do FGTS é de aproximadamente 3% ao ano.

O ideal é ter acesso ao FGTS

Já para Carlos Castro, planejador financeiro CFP e sócio-fundador da SuperRico – Projetos de Vida, o melhor cenário é o trabalhador poder acessar o dinheiro no momento em que bem entender. No entanto, ele ressalta que, para que isso seja possível, é preciso fornecer mais educação financeira para as pessoas.

Sendo assim, para Castro, o problema pode estar na maneira como o governo está olhando para os cidadãos que não sabem lidar com o dinheiro. Neste caso, eles acabam usando o saque-aniversário do FGTS apenas para consumo, o que é realmente um mau uso na visão do especialista.

Vantagens e desvantagens do saque-aniversário

Vantagens

  • 1. Facilidade de adesão;
  • 2. Possibilidade de escolher o destino do dinheiro;
  • 3. Possibilidade para antecipação do valor;
  • 4. Certeza de que poderá contar com uma renda extra.

Desvantagens

  • 1. Não permite saque do Fundo em caso de demissão;
  • 2. Processo de desistência burocrático;
  • 3. Valor limitado para saque;
  • 4. Só pode ser sacado uma vez por ano em um prazo determinado.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.