PagBank registra lucro líquido de R$ 440 milhões
Uma das principais empresas do mercado financeiro, o PagBank registro um lucro milionário neste ano de 2023.
Uma das maiores plataformas financeiras do Brasil, o PagBank funciona como uma conta de pagamentos, que possibilita que diversas pessoas possam guardar dinheiro e fazer transações para outros bancos. Com um alto número de usuários, a fintech registrou um lucro líquido de R$ 440 milhões no terceiro trimestre de 2023, representando uma alta de 7% em relação ao mesmo período do ano passado e de 6% em relação ao trimestre anterior.
De acordo com o Pagbank, esse foi o maior lucro registrado na história da empresa, que bateu recorde no número de depósitos no período, que foram de R$ 21,6 bilhões, segundo informações divulgadas no balanço apresentado na última quinta-feira (16). O lucro líquido recorrente foi de R$ 1,2 bilhão nos primeiros nove meses do ano.
Isso representou uma alta de 5% em relação ao mesmo período do último ano. Ainda de acordo com o comunicado da fintech, o PagBank conseguiu se destacar no mercado financeiro mesmo com um cenário de juros altos. Por sua vez, a receita líquida total foi de R$ 4 bilhões, não apresentando uma variação em relação ao ano de 2022.
PagBank tem alta histórica de lucro
“(O depósito) É a métrica que mais mostra os engajamentos do cliente, que só deixa dinheiro nas instituições em que ele confia”, explica o CEO do banco digital, Alexandre Magnani. O recorde de mais de R$ 21 bilhões em depósitos representou um aumento de 11% na comparação anual e de 18% na comparação trimestral, o que mostra uma tendência de aceleração.
Os bons resultados do PagBank foram tidos por conta de três importantes fatores. De acordo com o CFO do banco, Arthur Schunck, isso se deve graças à combinação da estratégia de crescimento em depósitos, a atribuição do rating brAAA pela S&P Global em agosto deste ano e o início do ciclo de queda de juros. Ele ainda comentou que a queda da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, foi boa para o banco.
“Acreditamos que estamos muito bem posicionados: de um lado, temos uma proposta de valor superior baseada em produto e canais de vendas que somente os novos entrantes conseguem oferecer a partir de uma estrutura mais simples, integrada e totalmente digital; por outro lado, nosso custo médio de captação mais se parece com os bancos, baseada principalmente em depósitos, que atingiram a marca recorde de quase R$ 22 bilhões”, disse Arthur.
Agora, a expectativa é de que, com novas quedas da Selic, o banco tenha resultados ainda melhores. “Já tivemos três quedas da Selic e esperamos mais queda de 50 pontos no começo de dezembro. Isso vai ajudar cada vez mais (o PagBank) a ter um resultado melhor”, completou.