Netflix e outros streamings estão presentes em 43,4% das casas dos brasileiros

Uma pesquisa feita recentemente pelo IBGE apontou que mais de 40% dos lares brasileiros acessam serviços de streamings.

Um dos maiores serviços de streaming do mundo, a Netflix conquistou o público brasileiro na última década, e atualmente possui mais de 15 milhões de usuários em todo o país. No entanto, outros streamings também estão presentes na rotina dos brasileiros, visto que virou bastante comum assistir filmes e séries através deles.

Atualmente, serviços de streaming com HBO Max, Amazon Prime Video e Globoplay concorrem diretamente com a Netflix, e muitos deles estão presentes nos lares brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita recentemente, esse serviços estão em cerca de 43,4% das casas dos cidadãos de todo o Brasil.

O percentual corresponde a 31,1 milhões de lares em um universo de 71,5 milhões de endereços com TV no país. Apesar do levantamento, o IBGE não detalha os nomes das empresas na pesquisa. Por sua vez, o percentual de domicílios com TV onde não havia acesso a streaming foi estimado em 56,6% em 2022, sendo o equivalente a 40,4 milhões.

Serviços de streaming estão em mais de 43% dos lares brasileiros

Essa foi a primeira vez que o IBGE analisou o tema por meio da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Por esse motivo, não existem dados comparativos com os períodos anteriores. A pesquisa foi feita ainda no ano de 2022, no último trimestre.

Ainda foi analisada a renda média mensal per capita (por pessoa), que foi estimada em R$ 2.454 nos domicílios com streaming de vídeo pago. Isso representa mais do que o dobro do rendimento médio nos lares sem o serviço (R$ 1.140).

Por sua vez, as plataformas de streaming passaram a ser vistas como concorrentes dos pacotes de TV por assinatura, ou seja, televisão a cabo. Este setor acabou perdendo participação no país, de acordo com o IBGE. No último ano, um total de 27,7% dos domicílios com televisor tinham acesso aos serviços de TV por assinatura.

O levantamento ainda apontou que muitas pessoas continuam utilizando o rádio como meio de comunicação e entretenimento. “Estamos falando de aparelho de rádio que pega sinal pela tecnologia de radiodifusão. As pessoas que escutam música pela internet, mesmo que seja no site de uma rádio, e não pelo aparelho de rádio, aí não”, explica Gustavo Geaquinto Fontes, analista da pesquisa do IBGE.

Apesar da pesquisa do IBGE não apontar qual streaming é mais utilizado, existem pesquisas que dão conta de que o Globoplay, que é o serviço ligado à Rede Globo, é o que possui maior público no país, com um total de 22 milhões de assinantes. Junto com ele e com a Netflix, o Amazon Prime ainda figura entre os que mais possuem usuários, que é acessado por mais de 14 milhões de pessoas em todo o país. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.