32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza retornam ao Brasil

O grupo de brasileiros resgatados da Faixa de Gaza está recebendo tratamento médico e regularizando documentos antes de se espalharem por 4 estados e o DF

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou em Brasília na noite desta segunda-feira (13), transportando o grupo de 32 indivíduos resgatados na Faixa de Gaza, sendo a maioria composta por brasileiros. Essas pessoas esperavam a autorização para sair da região desde o início do conflito, que ocorre há mais de um mês.

Autoridades, incluindo o presidente Lula e os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, aguardavam o grupo na Base Aérea de Brasília. Segundo a Aeronáutica, essa representa a maior operação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior.

Brasileiros resgatados

O contingente resgatado da Faixa de Gaza, composto majoritariamente por brasileiros, totalizando 22 cidadãos natos ou naturalizados, juntamente com 10 palestinos, sendo três parentes de primeiro grau de brasileiros e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM) com perspectiva de receberem status de refugiados, estava localizado no Sul da Faixa.

Desde o início do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o governo brasileiro manteve comunicação com os cidadãos brasileiros presentes em Gaza que expressaram o desejo de deixar a região, visando evitar os impactos do confronto. Anteriormente, o governo já havia coordenado o retorno ao Brasil de compatriotas que se encontravam em Israel.

Processo de saída da Faixa de Gaza

A operação de retirada de Gaza teve início no domingo (12) pela manhã, quando o grupo se encaminhou para o ponto de controle migratório palestino na área. Seguindo as orientações do Itamaraty, os brasileiros posteriormente deixaram o local e se dirigiram à estação no Egito, realizando um trajeto de 2 km de ônibus.

Ao chegarem à estação egípcia, foram acolhidos pela equipe da embaixada brasileira no Cairo, passando pelos procedimentos migratórios necessários para entrar no país. Após a conclusão da imigração, desfrutaram de um almoço antes de dar continuidade à jornada em direção ao Cairo, a capital do Egito, utilizando veículos providenciados pela embaixada brasileira naquele país, totalizando aproximadamente seis horas de percurso.

A aeronave da Força Aérea Brasileira aguardava a chegada dos compatriotas em uma base aérea nas proximidades do Cairo. Após uma noite hospedados em um hotel na capital egípcia, os brasileiros partiram de volta ao Brasil na manhã desta segunda-feira. O avião fez duas escalas técnicas, uma em La Palma, na Espanha, e a outra em solo brasileiro, em Recife, capital de Pernambuco.

Chegada ao Brasil

O ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, ressaltou que, entre os ocupantes, pelo menos duas crianças exibiam sinais de desnutrição. Antecipadamente à aterrissagem da aeronave na capital, ambulâncias já aguardavam na pista para conduzir as crianças e uma gestante ao hospital. Mais tarde, a equipe médica confirmou o atendimento dessas crianças e da grávida.

Após passarem pelo menos um dia no alojamento da Base Aérea de Brasília recebendo cuidados médicos e regularizando a documentação, o grupo de 32 pessoas será distribuído por quatro estados e o Distrito Federal. O secretário nacional de Justiça, Augusto Botelho, comunicou que o abrigo no interior de São Paulo foi disponibilizado pelo governo federal através de parcerias e convênios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.