Enem 2023: documentos digitais podem ser usados como identificação
Os documentos digitais podem ser utilizados para realizar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos principais exames feitos pelos cidadãos brasileiros. Realizado todos os anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a prova ocorre em dois dias distintos, sendo dois domingos. Neste ano de 2023, o primeiro dia do Enem foi o dia 5, enquanto que no último domingo (12) foi realizado o segundo dia de prova.
Neste ano, diversos candidatos às vagas no ensino superior público puderam utilizar documentos digitais como identificação para adentrar ao ambiente do exame. Ou seja, foi possível utilizar o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digital nos locais de prova, desde que apresentados esses documentos nos respectivos aplicativos oficiais. Sendo assim, capturas de tela não são permitidas.
A novidade é útil inclusive para outros tipos de concursos, como o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que ocorre também anualmente, e que, neste ano de 2023, está programado para ocorrer no próximo dia 26 de novembro, em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
Documentos digitais podem ser utilizados para fazer o Enem
No caso do Enem, os estudantes podem utilizar como documento oficial com foto cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militar e Federal ou Forças Armadas. Também é aceita a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive, no caso de reconhecidos como refugiados. A Carteira de Registro Nacional Migratório e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório também estão entre os documentos válidos.
Apesar de não ser obrigatório, o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, é algo que também é recomendado de ser utilizado no dia da prova, visto que ele contém informações necessárias, como os acessos para o local de prova.
Os candidatos impossibilitados de apresentar o documento oficial com foto por motivo de extravio, perda, furto ou roubo ainda podem realizar as provas, desde que apresentem um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame, nesse caso, o dia 5 de novembro. Também é preciso fazer uma identificação especial, no local de prova, que é feita por meio de uma coleta de informações pessoais.
Como dito acima, além do Enem, outros exames de nível federal, inclusive, concursos públicos, seguem o mesmo procedimento quanto à apresentação do documento oficial com foto no dia da prova.