Conheça o novo golpe do Nubank de compra não reconhecida
Devido ao cenário alarmante, o Procon passou a alertar os consumidores da instituição financeira digital sobre as fraudes
Nos últimos dias, o Procon, principal órgão de defesa do consumidor, vem emitindo uma série de alertas envolvendo o Nubank, uma das principais instituições financeiras digitais do país.
Isso porque os correntistas do banco estão sendo alvo de tentativas de golpes, nas quais os criminosos entram em contato por meio de ligação telefônica ou SMS, alegando que compras não reconhecidas foram feitas e direcionando o consumidor para uma falsa central de atendimento.
Como é de se imaginar, esse tipo de fraude costuma resultar em roubos de dados pessoais sensíveis, como informações bancárias. A partir daí, os golpistas conseguem realizar diversos crimes utilizando os nomes de suas vítimas.
Entenda o funcionamento do golpe
Diante deste cenário, os golpistas têm utilizado inúmeras abordagens para ludibriar os clientes do Nubank. De acordo com um dos relatos, os consumidores recebem uma ligação de um número supostamente oficial da instituição financeira.
Ao atender, eles são surpreendidos por uma gravação que informa sobre uma cobrança que precisa da autorização do correntista. Assim, caso a compra não seja reconhecida, os golpistas oferecem a opção de cancelamento. Ao optar por cancelar o procedimento, o cliente é direcionado para uma falsa central de atendimento, onde conversa com uma pessoa real ao invés de um robô.
A outra abordagem utilizada pelos bandidos é o envio de mensagens de SMS informando sobre supostas compras realizadas pelo correntista. A notificação sugere para que o cliente ligue em um número de 0800 do banco caso ele não tenha realizado a operação. Contudo, o número informado é falso e, ao entrar em contato, o consumidor acaba sendo vítima do golpe.
Procon dá dicas de como se prevenir
Devido ao contexto alarmante, o Procon tem orientado os consumidores a adotarem medidas protetivas. A principal recomendação é estar ciente de que o Nubank nunca entra em contato com os seus clientes para solicitar ações como clicar em links, baixar arquivos ou realizar transações financeiras. Além disso, o banco digital nunca pedirá aos clientes que façam transferências ou pagamentos de boletos.
Caso tenha dúvida sobre a veracidade do contato, seja por ligação ou SMS, o consumidor deve entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do Nubank dentro de um prazo de 24 horas. Após isso, é importante procurar o Procon e informar o ocorrido para que o órgão possa tomar as devidas providências.
Como fazer a denúncia?
Se você deseja denunciar esses golpes, basta entrar em contato com o Procon por meio do telefone 3621-9818 ou pelo e-mail procon@tubarao.sc.gov.br. O horário de atendimento do órgão é das 8h às 18h. Todavia, é fundamental não permitir que os golpistas tirem proveito de sua confiança para com o Nubank. Sendo assim, esteja sempre atento e tome as medidas necessárias para se proteger desse tipo de fraude.