Governo Confirma DESCONTO De Até 100% Na Conta De Luz para estas famílias
A Tarifa Social de Energia Elétrica apresenta alguns critérios que permitem até o desconto completo do valor da conta de energia.
Os inscritos no Cadastro Único, CadÚnico, podem ter acesso a um grande desconto na conta de luz. Assim, é possível pagar um valor menor mensalmente pelo serviço, ou até mesmo não pagar nada pelo consumo de energia elétrica na sua residência.
O desconto é garantido através da Tarifa Social de Energia Elétrica. O programa foi desenvolvido com o objetivo de ajudar as famílias de baixa renda com o custo da conta de luz, concedendo um desconto de acordo com o consumo da casa.
A redução na conta de energia é liberada pelo governo através do Cadastro Único. A iniciativa busca aliviar as despesas com o consumo de energia para famílias que cumprem os critérios de elegibilidade.
Como os descontos na conta de luz variam conforme o consumo de energia da residência, as reduções são variadas. Por isso, na maioria das vezes, as famílias contempladas pelo programa recebem descontos que variam de 10% a 65% do valor da conta de luz.
No entanto, há casos em que é possível receber até 100% de desconto, evitando completamente o pagamento da energia consumida pela família.
Como ocorrem os descontos na conta de luz?
As famílias que podem ser contempladas com a Tarifa Social de Energia Elétrica devem estar devidamente inscritas no Cadastro Único. Também é necessário atender aos critérios do programa para receber os descontos, o que inclui apresentar renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa.
Os descontos ainda são concedidos para famílias que possuem membros com necessidades especiais, que precisam de aparelhos elétricos para tratamento médico em casa.
A redução na conta está relacionada ao consumo mensal de energia. Por isso, famílias que apresentam consumo entre 0 e 30 kWh vão receber o desconto de 65% na conta de energia. Enquanto as que utilizam entre 31 kWh e 100 kWh podem ter descontos na ordem de 40%.
No caso de famílias que consomem entre 101 kWh e 220 kWh, o desconto será de 10%. Se a família pertencer ao núcleo familiar de indígenas ou quilombolas, e apresentar um consumo de até 50 kWh/mês, pode receber descontos de 90% a 100%.