Golpe do Nubank: cuidado para não cair em nova tática dos criminosos

Diversos clientes do Nubank devem se atentar para um novo golpe que está ocorrendo na internet nos últimos tempos.

Um dos principais bancos que atuam no Brasil, o Nubank é uma fintech que possui mais de 70 milhões de clientes em todo o país. O banco digital conta com diversos serviços, e o principal deles é o cartão de crédito, além da conta bancária de pagamentos, que é utilizada diariamente por boa parte do público brasileiro.

Por conta da alta clientela que a fintech possui, existem diversos golpistas aplicando golpes financeiros para aplicar fraudes em clientes do banco. Por esse motivo, aqueles que possuem conta no Nubank devem se atentar para os golpes que estão ocorrendo recentemente, como é o caso do golpe da falsa central de atendimento e outros mais.

Recentemente, diversos clientes do banco digital relataram que foram vítimas de uma nova tentativa de fraude, através da qual os golpistas entram em contato via SMS ou ligação telefônica. Com isso, eles utilizam de mensagens falsas sobre supostas compras em cartão e encaminham o consumidor para entrar em contato com um número 0800 do banco onde os dados são roubados.

No entanto, esse número não é o número oficial utilizado pelo atendimento da fintech, e é por isso que muitas pessoas devem tomar cuidado ao ver a instituição bancária entrar em contato.

Golpe da falsa central de atendimento do Nubank

Por meio desse golpe, o cliente do Nubank recebe uma mensagem falsa informando sobre uma compra ou até mesmo sobre uma conta que não foi paga. Eles acabam sendo direcionados para uma falsa central de atendimento, que realiza as tratativas ou em ligação ou por meio de mensagem pelo SMS ou WhatsApp.

De acordo com uma análise realizada pelo Procon dos casos registrados no sistema, o que mais chamou atenção foi o de um consumidor que foi vítima do golpe através de ligação telefônica. Nesta ocasião, os golpistas realizaram um empréstimo no valor de R$ 50.750,00, uma transferência via pix de R$ 4.800,00 e outra transferência de R$ 4.600,00.

Com isso, o Procon orienta que os consumidores estejam sempre atentos, para não entrar em contato com números que solicitam que os clientes tomem medidas como clicar em links, baixar aplicativos ou fazer operações financeiras. Além disso, é importante saber que os bancos não solicitam que os consumidores façam transferências ou pagamentos de boleto.

Ou seja, para se resguardar, é necessário sempre buscar no site do banco se aquele número que está entrando em contato com você pertence ou não à instituição. Caso seja um número falso, é importante não prosseguir o contato e não compartilhar seus dados pessoais.

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