Procedimento Estético Famoso é Proibido Com Urgência
Por não conseguir regulamentar de maneira segura, as autoridades competentes optaram por suspender o procedimento
A prefeitura do município de Torres, no Rio Grande do Sul, por meio da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a Advocacia-Geral da União publicou a confirmação na Justiça da validade da resolução RDC 56/2009 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que proíbe o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética.
A medida foi tomada após ser constatado que a radiação ultravioleta emitida pode causar câncer de pele em que se expõe a ela, não havendo um nível seguro de exposição aos raios ultravioletas que possa ser regulamentado pelas autoridades competentes.
Neste sentido, desde 2009, o procedimento é proibido em terras brasileiras, mas havia uma ação proposta por um particular que visava adquirir uma autorização para explorar esse tipo de serviço. No entanto, o pedido não foi aceito e, consequentemente, a resolução da Anvisa foi mantida.
O que apontou as autoridades?
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária em Saúde, Lasier França, entre os riscos possíveis ao realizar a este tipo de procedimento estético, estão:
- 1. Envelhecimento do cutâneo;
- 2. Problemas de visão;
- 3. Queimaduras;
- 4. Desidratação;
- 5. Câncer de pele.
Vale mencionar que a equipe da Vigilância Sanitária está à disposição para esclarecer dúvidas sobre este fato pelo telefone, basta discar (51) 3626-9150 ramal 407 ou, se preferir, diretamente pelo WhatsApp, adicionado à sua lista de contatos o número (51) 3626-1644.
Tipos de bronzeamento artificial
Além do procedimento já mencionado, a técnica pode ser classificada em mais dois tipos:
- 1. Bronzeamento a jato: deve ser feito em clínicas de estética e o produto bronzeador é colocado dentro de um pulverizador;
- 2. Bronzeamento com produtos cosméticos: produtos bronzeadores, também conhecidos como autobronzeadores, em forma de creme ou spray, são aplicados na pele para garantir o aspecto bronzeado, podendo ser feito em casa.
Contudo, vale mencionar que o bronzeamento artificial não possui efeito permanente, logo, com o passar do tempo, a cor da pele volta ao normal dentro de alguns dias. Portanto, será sempre preciso realizar o procedimento.
Cuidados antes e depois do bronzeamento
Por ser um procedimento que pode lhe trazer riscos, como os mencionados anteriormente, é de suma importância que, caso você deseje recorrer ao procedimento, garanta o resultado ideal e promova a saúde da pele. Para isso, a recomendação é utilizar protetor solar e evitar exposição solar nos dias seguintes ao processo, evitando irritações na pele.
Além disso, não é recomendado o uso de hidratantes antes de realizar o bronzeamento, tendo em vista que a substância pode interferir no resultado e evitar fazer esfoliação depois do procedimento, uma vez que o procedimento pode deixar a pele irritada. Todavia, você pode passar hidratante após o bronzeamento artificial, verificando se o produto não pode lhe causar alguma reação alérgica.