Marca de arroz é retirada às pressas das prateleiras após proibição
Após serem constatadas uma série de irregularidades, o alimento foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda e distribuição de um lote de arroz da marca Favorito. O motivo para a medida se deu após uma averiguação, onde foram constatadas a presença de “excrementos de roedor, pelos de roedor inteiros e fragmentados, fragmentos de insetos e larvas de insetos inteiras”, informa o órgão sanitário.
A análise dos alimentos impróprios foi realizada pelo Centro de Laboratório Regional — Instituto Adolfo Lutz Campinas III, mostrando a presença das substâncias em amostras do arroz longo fino tipo 1, do lote 00204, válido até 25 de fevereiro de 2017. O produto teve sua comercialização e circulação suspensa, como informa a resolução publicada no Diário Oficial da União.
O arroz da marca Favorito é empacotado e distribuído pela companhia Total Cesta Básica de Alimentos Ltda-ME, da cidade de Contagem, em Minas Gerais. Por conta da irregularidade sanitária, a Anvisa também determinou que a empresa em questão faça o recolhimento do estoque existente no mercado.
Todavia, é de suma importância informar que a situação já foi regularizada e os alimentos da marca não apresentam mais nenhum problema para com as autoridades sanitárias do Brasil. Portanto, apenas no lote mencionado anteriormente foram encontradas as substâncias.
Quais as possíveis consequências ao comer um alimento impróprio?
Curiosamente, quando o assunto é alimentos vencidos ou impróprios para consumo, cada pessoa tem uma opinião diferente. De um lado, aqueles que jamais comeriam um alimento fora da validade, enquanto outros abrem uma exceção dependendo de qual seria a comida.
Há também aqueles que acreditam que, se um produto estiver congelado e passe da validade, ainda está próprio para consumo. Independentemente de sua posição, é sempre importante tomar muito cuidado na hora de se alimentar de produtos fora da validade, mesmo que eles estejam congelados. Com tudo isso em mente, abaixo, você confere o que pode acontecer caso consuma um alimento vencido.
Problemas de saúde
Geralmente, o consumo de alimentos impróprios são vistos como inofensivos, principalmente quando a aparência do produto parece boa. No entanto, como você deve imaginar, isso pode causar diversos problemas de saúde às pessoas. Neste sentido, entre os sintomas mais comuns, estão:
- 1. Dores estomacais;
- 2. Diarreia;
- 3. Infecção alimentar;
- 4. Vômitos;
- 5. Náuseas.
Além disso, pessoas que sofrem com doenças crônicas, como os diabéticos, por exemplo, possuem mais chances de sofrer complicações caso tenham uma intoxicação por terem comido algo fora de validade.
Para se ter uma ideia, uma das bactérias mais perigosas chama-se Clostridium botulinum, presente em alimentos enlatados que foram contaminados ou que sofreram processamento térmico inadequado. Para quem não sabe, esta bactéria pode causar botulismo, uma enfermidade severa que até mesmo pode levar à morte. Portanto, evite comer qualquer tipo de produto fora do prazo de validade, pois os riscos à saúde são bem altos.