Bloqueados do Bolsa Família: como sacar os retroativos de novembro
Para ter acesso aos valores passados, é preciso estar de acordo com as exigências cadastrais impostas
Como de costume, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou um “pente-fino” nas inscrições do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), isto é, avaliou quem são os beneficiários do Bolsa Família (e de outras iniciativas assistenciais) que estão com irregularidades cadastrais.
Vale lembrar que o programa social tem como principal objetivo ajudar os cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade econômica, concedendo-lhes uma pensão mensal de, no mínimo, R$ 600. Logo, para fazer com que o auxílio chegue a quem realmente precise, o MDS realiza uma revisão cadastral para identificar possíveis inconsistências e até mesmo fraudes.
Diante deste cenário, milhares de beneficiários acabaram sendo bloqueados no último mês, ficando sem o seu montante prometido. No entanto, nem tudo está perdido, tendo em vista que, recentemente, o ministro Wellington Dias, chefe do MDS, emitiu um comunicado para tranquilizar as famílias que foram suspensas do Bolsa Família.
De acordo com o ministro, os segurados irregulares poderão reaver a quantia suspensa em outubro neste mês de novembro, mas, para isso, será preciso atender algumas exigências da pasta. Pensando nisso, nesta matéria, confira o que precisa ser feito para ter direito aos valores retroativos.
Quem tem direito ao retroativo em novembro?
Para ser contemplado com os valores retroativos, é de suma importância que o beneficiário regularize a sua situação no CadÚnico. Em outras palavras, o titular do Bolsa Família deve se dirigir a uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), tendo em mãos um documento oficial com foto e comprovante ou declaração de residência. Vale destacar que também é preciso levar a documentação de seus dependentes.
Feita a atualização cadastral, o segurado receberá uma notificação do MDS informando-o que o benefício foi liberado. Agora, resta aguardar a próxima rodada de pagamentos do Bolsa Família para receber tanto os montantes referentes a novembro (que começam no próximo dia 17) quanto aqueles do mês de outubro.
MDS revela calendário de novembro
Para que você não perca a data de depósito, confira o cronograma oficial de pagamentos para este mês. Lembrando que a ordem dos repasses segue de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário, com os valores sendo liberados diretamente no aplicativo do Caixa Tem. Dito isso, veja os dias de distribuição do auxílio:
- NIS final 1: pagamento no dia 17 de novembro;
- NIS final 2: pagamento no dia 20 de novembro;
- NIS final 3: pagamento no dia 21 de novembro;
- NIS final 4: pagamento no dia 22 de novembro;
- NIS final 5: pagamento no dia 23 de novembro;
- NIS final 6: pagamento no dia 24 de novembro;
- NIS final 7: pagamento no dia 27 de novembro;
- NIS final 8: pagamento no dia 28 de novembro;
- NIS final 9: pagamento no dia 29 de novembro;
- NIS final 0: pagamento no dia 30 de novembro.