ATENÇÃO! Comunicado do Bolsa Família para todos os bloqueados
Para evitar a descontinuação do benefício, a pasta responsável pelo programa social emitiu um alerta aos beneficiários
Todos os meses, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável por administrar o Bolsa Família, realiza uma revisão cadastral no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no intuito de identificar segurados com irregularidades na inscrição e, de quebra, destinar o auxílio para aqueles que realmente precisam.
Com isso, é muito comum que milhares de famílias contempladas pelo benefício sejam bloqueadas, tendo em vista que foi constatada algum tipo de inconsistência pelo MDS. Sendo assim, para não ser desligado do programa social e garantir a continuidade dos pagamentos, os beneficiários irregulares precisam atualizar seus dados no CadÚnico.
Inclusive, recentemente, a pasta emitiu um comunicado importantíssimo para todos os contemplados que estão bloqueados no Bolsa Família. Portanto, caso você seja o titular e se encontre nesta situação, separamos tudo o que você precisa saber sobre o informe e os próximos passos para colocar tudo em dia. Dito isso, siga a leitura até o fim e garanta o seu benefício.
Bloqueados em outubro podem receber parcelas retroativas
De acordo com o ministro Wellington Dias, responsável pelo MDS, os beneficiários que tiveram o auxílio bloqueado em outubro poderão receber, neste mês de novembro, os valores suspensos por falta de atualização. No entanto, somente aqueles que se dirigiram ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e efetuaram as atualizações necessárias terão direito aos valores retroativos. Além disso, é preciso estar de acordo com as condicionalidades do programa. Sendo elas:
- 1. Cumprimento do calendário nacional de vacinação;
- 2. Acompanhamento do estado nutricional de crianças de zero a sete anos;
- 3. Realização do pré-natal para gestantes;
- 4. Presença escolar mínima de 65% para crianças em idade escolar;
- 5. Presença escolar mínima de 75% para jovens de seis a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.
Datas dos pagamentos de novembro
Com tudo colocado em ordem, o próprio MDS enviará uma notificação informando que o benefício voltou a ser liberado. Sendo assim, basta aguardar o seu dia de recebimento para conseguir sacar os valores. Vale lembrar que os repasses são feitos nos últimos 10 dias úteis do mês e seguem um cronograma baseado no último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do titular. Dito isso, confira o calendário:
- Beneficiários com NIS 1: depósito no dia 17 de novembro;
- Beneficiários com NIS 2: depósito no dia 20 de novembro;
- Beneficiários com NIS 3: depósito no dia 21 de novembro;
- Beneficiários com NIS 4: depósito no dia 22 de novembro;
- Beneficiários com NIS 5: depósito no dia 23 de novembro;
- Beneficiários com NIS 6: depósito no dia 24 de novembro;
- Beneficiários com NIS 7: depósito no dia 27 de novembro;
- Beneficiários com NIS 8: depósito no dia 28 de novembro;
- Beneficiários com NIS 9: depósito no dia 29 de novembro;
- Beneficiários com NIS 0: depósito no dia 30 de novembro.
Por fim, mas não menos importante, devemos mencionar que as parcelas retroativas serão adicionadas automaticamente à nova rodada de pagamentos do Bolsa Família, sem a necessidade de ter que solicitá-las às autoridades competentes. Logo, assim que a liberação for feita, o montante cairá diretamente no Caixa Tem, a poupança digital da Caixa Econômica Federal (CEF).