Número oficial do Nubank é clonado por criminosos para aplicar golpes
Para evitar que mais clientes caiam no golpe, a instituição financeira emitiu um alerta geral e orientações do que fazer em situações parecidas
Recentemente, um novo golpe envolvendo o Nubank tem afetado milhares de correntistas. Nas redes sociais, é possível observar diversos usuários do banco digital alertando outros clientes sobre a tentativa de fraude praticada por telefone.
Por incrível que pareça, os criminosos conseguiram clonar o número da fintech. Para você se manter protegido e longe de prejuízos financeiros, nesta matéria, confira as orientações passadas pela instituição financeira para evitar cair nessa e em outras tentativas de golpe.
Como o golpe funciona?
O correntista do Nubank recebe uma ligação que, aparentemente, é do próprio banco. Ao atender, ele é informado por uma gravação sobre uma compra que precisa da autorização dele. Quando ele opta pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma central falsa, onde passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô.
O suposto atendente começa a questionar sobre os detalhes da conta e pede, inclusive, que o usuário acesse o aplicativo do banco para realizar algumas “operações”. Em um dos relatos, o cliente chegou a informar que não possuía o app do Nubank instalado. Por conta da resposta, o golpista passa a solicitar informações referentes a outros bancos do qual o cliente tem relação.
Nubank emite alerta aos seus correntistas
Segundo o banco digital, os golpistas utilizam uma técnica chamada de spoofing, que é quando o telefone de origem da chamada é “camuflado” para ludibriar potenciais vítimas, coagindo-as a realizar operações indevidas acreditando que estão resolvendo um suposto problema.
Em seu informe oficial, o Nubank destacou que, recentemente, lançou uma página exclusiva de segurança, onde é possível conferir dicas de como se proteger dos golpes mais comuns em que terceiros tentam se passar pela instituição.
A tática utilizada pelos golpistas misturam engenharia social com tecnologia e ocorre fora do ambiente dos aplicativos das instituições financeiras, visando “fisgar” as vítimas para que elas realizem pagamentos inexistentes, ressalta o banco digital.
Fui vítima do golpe, o que fazer?
A recomendação do Nubank é que o lesado entre em contato com os canais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. A partir daí, serão tomadas as medidas cabíveis para amenizar os potenciais prejuízos. Além disso, a instituição financeira ressalta que possui um canal de denúncias em que abordagens desse tipo podem ser reportadas como forma de prevenção a novas tentativas de golpe nos mesmos moldes.
Por fim, a fintech salienta que não entra em contato com clientes solicitando “tarefas”, como clicar em links, baixar aplicativos ou realizar operações financeiras. Caso esteja em dúvida sobre a veracidade da chamada, a companhia aconselha que o correntista desligue a ligação e entre em contato em um de seus canais oficiais de atendimento. Ficar atento aos pequenos detalhes é a chave para passar longe de golpes e outras práticas fraudulentas.