Não tem casa própria? Programa do governo vai te ajudar a pagar aluguel
A iniciativa do governo visa ajudar aqueles brasileiros que sonham em sair do aluguel
Milhares de brasileiros que moram de aluguel podem contar com um novo benefício do governo, que tem como objetivo ajudá-los na despesa mensal com o repasse de um auxílio financeiro. Sendo assim, o Aluguel Social faz parte de uma iniciativa para ajudar famílias que estão sem situações que envolvam a complicação financeira.
Como mencionado há pouco, a ideia é garantir que essas famílias sejam agraciadas com um valor mensal e, dessa forma, tenham o suporte adequado para conseguir pagar o aluguel. Inclusive, as regras de inscrição para o programa são simples e, consequentemente, abrangem um grande número de brasileiros.
Portanto, os interessados devem saber mais sobre o Aluguel Social e o que é preciso para se inscrever e, de quebra, assegurar o apoio financeiro todos os meses. Dito isso, confira todos os detalhes.
Como funciona o Programa Aluguel Social?
Obviamente, o governo deve trabalhar todos os dias para garantir que a sua população não passe por grandes apertos e consiga acessar direitos básicos. Para isso, é preciso levar em conta quais são as necessidades de cada um e, assim, prover formas de auxílio para que as pessoas consigam melhorar suas finanças.
Como informado anteriormente, o Aluguel Social atende famílias que estão em situação de superendividamento e, para que seja possível definir quais são os demais critérios, é preciso ter em mente a situação de cada membro familiar. Em outras palavras, o número de dependentes cadastrados no mesmo grupo familiar.
No que diz respeito aos pagamentos, eles são depositados mensalmente. Os repasses são no valor de R$ 350 e são adicionados diretamente na conta daqueles que possuem uma inscrição.
Quem pode fazer a inscrição?
Antes de entrarmos em detalhes, devemos frisar que o Aluguel Social é uma iniciativa exclusiva do Governo de Goiás. Além disso, até o momento, não existem planos de expansão para as demais regiões do país. Neste sentido, obviamente, todos os municípios fazem parte do estado referente.
Outro ponto que vale mencionar é que existem outros critérios que podem implicar na liberação do benefício mensal. Sendo assim, além do superendividamento, as famílias precisam estar devidamente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Inclusive, os pagamentos também abrangem:
- 1. Pessoas com CPF negativado;
- 2. Cidadãos PcD (Pessoa com Deficiência);
- 3. Famílias com somente um pai ou uma mãe;
- 4. Idosos;
- 5. Vítimas de violência doméstica;
- 6. Pessoas que moram em residências improvisadas.
Por fim, mas não menos importante, destacamos que as inscrições podem ser feitas no site oficial do programa. Atualmente, o Aluguel Social está disponível nos seguintes municípios de Goiás:
- Alexânia;
- Pontalina;
- Acreúna;
- Abadiânia;
- Paraúna;
- Caçu;
- Uruana;
- Goianápolis;
- Piranhas;
- Campos Belos;
- Ouvidor;
- Serranópolis;
- Mozarlândia;
- Itauçu;
- Itapuranga;
- Americano do Brasil;
- Mara Rosa;
- Santo Antônio de Goiás.