Empréstimos estão sendo cancelados e devolvidos por motivo chocante

Diversos clientes de bancos estão sendo desonerados de pagarem empréstimos por conta de uma importante decisão do STJ.

Os empréstimos são bastante importantes para muitos brasileiros em todo o país. Isso porque os valores são solicitados por meio de bancos e demais instituições financeiras que concedem esse crédito para que as pessoas possam lidar com gastos de despesas do lar, ou para realizar investimentos, compras de produtos como carros, eletrodomésticos e outras diversas coisas.

Por meio dos empréstimos, os bancos e demais instituições financeiras podem ter um lucro por meio dos juros que são aplicados para o pagamento de valores mensais. No entanto, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça definiu que diversos brasileiros poderão ter a cobrança de empréstimos canceladas em alguns casos.

Isso acontece bastante visto que nos golpes financeiros que são aplicados atualmente, muitas pessoas acabam tendo suas contas utilizadas pelos fraudadores para a contratação de empréstimos. Nestes casos, os valores do empréstimo acabam sendo transferidos para a conta dos criminosos, e a dívida fica com o cliente do banco.

STJ cancela cobrança de empréstimos para vítimas de golpes

Recentemente, diversos idosos que são beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acabaram sendo vítimas de golpes financeiros dessa natureza. Por esse motivo, o STJ julgou a situação destas pessoas e definiu que as instituições financeiras devem identificar as movimentações estranhas nas contas de seus clientes.

Os estelionatários costumam telefonar para um dos titulares da conta e se passam por um funcionário do banco em que essa pessoa possui conta. Depois disso, instruem a vítima a ir até um caixa eletrônico e aumentar o limite de suas transações. Após esse procedimento, é contratado um empréstimo em nome do cliente, e a quantia acaba ficando em posse dos criminosos (inclusive o que havia antes na conta). Em um caso recente, o valor foi utilizado para pagar despesas de cartão de crédito e dívidas fiscais de outro estado.

Atualmente, existem diversos golpes que são utilizados com o intuito de enganar os beneficiários do INSS, entre eles estão: falsos empréstimos consignados; pagamentos, como a própria Restituição do Imposto de Renda; antecipação do 13º salário; falsa prova de vida do INSS; falsa atualização de cadastro; golpes por meio de telefone e SMS; falsos funcionários; cobranças e empréstimos consignados.

A orientação dada aos clientes de bancos, é que caso o contato seja feito por um número que solicite este tipo de procedimento, o ideal é desconfiar de quem está ligando e entrar em contato com os canais de atendimento oficial do banco para não acabar sendo prejudicado financeiramente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.