Abono Natalino BPC 2023: titulares vão receber 13º do benefício?
Nesta matéria, você confere se os beneficiários do auxílio contínuo vão ser contemplados pelo abono natalino em 2023
Próximo do fim de ano, os cidadãos segurados pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada) se empolgaram com a possibilidade de receber o abono natalino, popularmente conhecido como 13° salário. No entanto, este grupo de brasileiros deve diminuir suas expectativas quanto ao repasse, tendo em vista que até hoje nenhum pagamento desse tipo foi realizado para a classe.
Antes de entrar em detalhes, devemos lembrar que os titulares do BPC recebem do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o pagamento de até um salário mínimo, que em 2023 equivale a R$ 1.320, para destinar a gastos ligados à sua sobrevivência. São cidadãos mais pobres que recebem do governo o acesso a uma ajuda de custo. Em outras palavras, trata-se de um benefício social e não previdenciário.
Sendo assim, não é exigida contribuição previdenciária para receber o montante, bastando cumprir as regras de idade ou deficiência e renda. São 12 depósitos feitos anualmente na conta do titular do benefício e, desde 2023, estas pessoas ganharam o direito ao empréstimo consignado.
Os segurados do BPC vão receber o abono natalino?
A resposta é não. Quem é titular do BPC não tem direito ao 13° salário ou pensão por morte para os seus dependentes. Como informado há pouco, a quantia liberada se trata de uma auxílio social, uma ajuda de custo do governo e sem contribuição previdenciária. Com isso, o entendimento é de que a liberação de uma parcela extra não é permitida.
Em outras palavras, o PBC não é um salário, mas sim um benefício social, como o Bolsa Família, por exemplo. No entanto, não deixa de ser vantajoso, tendo em vista que ele é responsável por garantir a sobrevivência dos beneficiários, além de permitir que eles façam um empréstimo consignado com taxas especiais e comprometendo até 35% do valor de seu auxílio.
Falando em 13°, o repasse do INSS já aconteceu, entre os meses de maio e junho. Naquele momento, receberam todos os aposentados e pensionistas, mas quem teve seu salário aprovado a partir de maio vai receber o abono natalino no mês de dezembro.
Critérios e regras para ser contemplado pelo BPC
Por fim, mas não menos importante, você confere quais são todas as normas e requisitos necessários para passar a ser agraciado com o auxílio mensal no valor de R$ 1.320. Veja:
- 1. Estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), isto é, com todas as informações atualizadas;
- 2. Ter renda familiar de, no máximo, 1/4 do salário mínimo por pessoa da família;
- 3. Ter algum tipo de deficiência permanente que o deixe incapaz de exercer atividades remuneradas — será preciso passar por uma perícia médica com especialistas do INSS. Além disso, neste caso, não há uma idade específica para poder ingressar;
- 4. Ter mais de 65 anos de idade.